NIET – Núcleo Integrado de Educação e Tecnologia
O Núcleo Integrado de Educação e Tecnologia – NIET constitui-se numa equipe multidisciplinar, formada por profissionais habilitados nas diferentes competências envolvidas no processo de desenvolvimento de projetos de educação a distância e tem como função analisar, desenvolver, implementar, acompanhar e avaliar os programas educacionais lançados nessa modalidade, promovendo a autoaprendizagem, a aprendizagem significativa, ativa e colaborativa, suportadas pelo uso sistemático das ferramentas tecnológicas de informação e comunicação.
O Núcleo Integrado de Educação e Tecnologia – NIET tem como finalidades:
I – Promover a oferta de cursos livres, cursos de graduação e de pós-graduação, nas modalidades híbrida e a distância.
II – Produzir e coordenar a aquisição de material didático adequado a EaD e a educação mediada por tecnologias.
III – Promover, articular e desenvolver ações concernentes à formação acadêmica e profissional de docentes e funcionários, em parceria com a comunidade acadêmica, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
III – Garantir práticas de aprimoramento e oferecimento da Educação Híbrida e/ou a Distância, nos cursos presenciais ou a distância, reunindo iniciativas educacionais voltadas às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e Inclusão e fornecer orientações técnicas e pedagógicas que atendam à necessidade de procedimentos metodológicos e práticas docentes específicas a esta modalidade da educação.
Edital NIET 01/25
O IMESA abre um processo seletivo interno para a submissão de propostas de cursos livres e de extensão na modalidade de Educação a Distância (EaD).
A iniciativa é organizada pelo Núcleo Integrado de Educação e Tecnologia (NIET) e visa fomentar a criação de cursos de curta duração alinhados às áreas de graduação da instituição, como comunicação, tecnologia, saúde, direito, engenharia, educação e gestão.
Professores da FEMA podem enviar projetos até o dia 22 de outubro. A seleção vai priorizar propostas que incentivem a capacitação profissional, a aproximação do público com o ambiente acadêmico e o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino.
Serão escolhidos cinco cursos para produção e oferta em 2026. As propostas devem seguir critérios de qualidade técnica, clareza pedagógica e relevância social, e serão avaliadas por uma comissão formada por docentes e especialistas em EaD.
O edital estabelece as seguintes datas:
- Avaliação das propostas entre 23 e 31 de outubro;
- Divulgação dos projetos contemplados em 3 de novembro;
- Período para recursos de 4 a 6 de novembro;
- O resultado final sai no dia 7 de novembro;
- As atividades de formação e produção dos cursos começam no dia 10 de novembro;
- O lançamento da campanha de divulgação está previsto para 25 de fevereiro de 2026; Início das primeiras turmas em 10 de março de 2026.