A biblioteca da FEMA/IMESA está localizada no bloco B, em frente ao anfiteatro, juntamente com a cantina. Tem como missão atender docentes, discentes e funcionários da instituição, dando suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão acadêmicas.
Estabelecida na década de 1980 com as criações da FEMA e, posteriormente, do IMESA, a biblioteca passou a ocupar sua atual localização em fevereiro de 1999. No mesmo ano, foi oficialmente nomeada por meio da lei municipal 3.809, de 30 de junho, passando a denominar-se Biblioteca “Professor José Daniel Tambelli”.
Em 2002, após um grande investimento na aquisição de livros para o acervo, a biblioteca passou por uma série de mudanças em seu espaço visando à ampliação da capacidade do acervo. O prédio que contava, inicialmente, com 900 m2, passou a ocupar uma área de 1518 m2, destinada a atender, ainda, a Agência de Publicidade e o Laboratório de Fotografia.
Em 2003, como forma de homenagear a Profª. Drª. Ada Pellegrini Grinover, jurista renomada e responsável por encaminhar o relatório favorável à aprovação do curso de Direito da FEMA/IMESA para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), foi proposto pelo então Conselho Curador da instituição que a biblioteca passasse a se chamar Ada Pellegrini.
Buscando atender às novas demandas trazidas pela Internet, em 2019 a biblioteca Ada Pellegrini passou a oferecer a seus usuários o acesso a acervos digitais, proporcionando maior atualização e dinamismo no conteúdo informacional disponibilizado.