Desde o início da pandemia ocasionada pelo Covid-19, a população mundial vem sendo posta diante de desafios – marcados, muitas vezes, por tristezas e desesperança – sem precedentes históricos recentes. Neste contexto de crise, as tecnologias ganharam importância fundamental, seja na corrida por uma vacina eficiente, seja na superação das limitações impostas pelo isolamento social, na educação, no trabalho, etc.
Dada a excepcionalidade do fato, é consenso de que se torna impossível mensurar as consequências vindouras, restando aos pensadores contemporâneos de diversas e distintas áreas do conhecimento cogitarem, com maior ou menor precisão, sobre o futuro da humanidade.
Visto a relevância do tema para a pesquisa e comunidade em geral, a Revista Intelecto 2021 vem propor uma edição voltada a estas reflexões acerca das tecnologias no âmbito da pandemia, bem como suas consequências imediatas e/ou futuras.
O convite estende-se para todas as áreas do conhecimento, já que se entende que cada uma delas tem formas diferentes de pensar/analisar a crise. A fim de abranger reflexões diversas, em caráter específico para esta edição, optamos por flexibilizar o modelo acadêmico de artigo científico para que possam ser submetidos outros gêneros, tais como relatos ou ensaios.
As normas referentes à formatação e à quantidade de páginas seguem as mesmas e estão disponíveis na seção Normas para Publicação, sendo facultativos os resumos em língua materna e estrangeira.
Os textos deverão ser submetidos, através do e-mail (intelectosubmissao@fema.edu.br) até o dia 30 de setembro de 2021. Outras dúvidas podem ser esclarecidas junto à Comissão Organizadora da Revista.
Com tal inciativa, esperamos contribuir com as discussões sobre o referido assunto, proporcionar um espaço de divulgação do pensamento e manter a interdisciplinaridade da Revista Intelecto.