Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

FEMA ROBÓTICA

Turma do Programa completa um mês

Leia mais

MEDICINA

Professora apresenta pesquisas no 13º GERP

Leia mais

QUÍMICA EXPERIMENTAL

Inscrições abertas para a 38ª edição do curso

Leia mais

PAPÉIS DE DESTAQUE

Prof. Campanatti assume posição no CREA-SP

Leia mais

MEDICINA

FEMA/IMESA realiza III Pré-fórum de Medicina

Leia mais

ESPAÇO ABERTO

FEMA recebe estudantes de escola de Tarumã

Leia mais

VISITA À FEIRA

Estudantes expandem horizontes na FEICON

Leia mais

INSCRIÇÕES ABERTAS

2ª Semana de Engenharia e Arquitetura

Leia mais

SEMANA ACADÊMICA

FEMA realiza a VI Jornada de Fisioterapia

Leia mais

DIREITO ELEITORAL

Alunos se destacam em concurso nacional

Leia mais

MAQUETES

Estudantes expõem trabalhos da disciplina

Leia mais

violência mulher2Palestra sobre violência contra mulher

Palestrantes destacaram a importância do trabalho conjunto entre diferentes áreas profissionais

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

 

O Teatro Municipal de Assis recebeu na noite da última quinta-feira, dia 30 de março, a palestra "Relacionamentos Abusivos: Rompendo o Silêncio", primeiro evento conjunto organizado pela Liga da Psiquiatria de Medicina e pelo Diretório Acadêmico de Direito, ambas as graduações da FEMA.

A iniciativa traz reflexões relacionadas à violência contra a mulher, justamente no mês em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher. O objetivo dos organizadores é mostrar o âmbito psiquiátrico e jurídico dos relacionamentos abusivos, sua origem, suas causas e como combatê-los tanto do ponto de vista da Medicina quanto do Direito.

“Precisamos entender essa violência em grandes ou pequenos cenários”, diz o psiquiatra e professor na Medicina da FEMA Ricardo Beauchamp, um dos apoiadores do evento. “As grandes violências são fáceis de ser vistas, mas as pequenas, como a interrupção de fala, a não valorização de conceitos, são fomentadores da grande violência contra a mulher, seja verbal, física, intelectual ou sexual”.

Para a palestra, foram convidados a dra. Viviane Sponchiado, delegada de polícia titular da delegacia de defesa da mulher de Marília, e o dr. Wilson Conte de Las Villas Rodrigues, psiquiatra e perito do Tribunal de Justiça e com atuação no Hospital Regional de Assis.

Sponchiado apresentou dados a cerca da violência contra a mulher, lembrando, inclusive, do respaldo legal sobre o assunto, como a Lei Maria da Penha, sancionada em 2006, das diversas normas jurídicas que protegem a mulher e também da importância da denúncia por meio do telefone 180.

violência mulher1Las Villas Rodrigues relatou os aspectos psiquiátricos do tema traçando uma linha do tempo para apontar a origem desse tipo de violência e de que forma a sociedade patriarcal influencia o comportamento. O médico destacou também a importância da educação no combate a esse quadro de violência.

Dentre as reflexões propostas durante a palestra está a atuação conjunta entre profissões de diferentes áreas de conhecimento. O Hospital Regional de Assis já conta com essa inter-relação de Direito e Medicina no atendimento às vítimas de violência com o projeto Pétalas.

A Liga da Psiquiatria de Medicina e o Diretório Acadêmico de Direito avaliaram positivamente o evento. “Todos os 300 lugares do teatro foram ocupados”, diz Cléber César Cesareto, aluno do Direito. “É preciso abrir a mente das pessoas para essa questão e tantas outras que atingem a sociedade”.

 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top