FEMA ExpoArquitetura site

Estudantes expõem trabalhos da disciplina

Alunos apresentaram os trabalhos sob orientação do coordenador e professor do curso, destacando a importância das maquetes no processo de design arquitetônico

Os estudantes do segundo ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) têm realizado exposições de seus trabalhos de maquetes. Organizadas no saguão do bloco 12 do campus, a exposição foi uma oportunidade única para os alunos compartilharem suas habilidades e visões criativas com colegas e professores.

Ministrada pelo coordenador do curso e professor da disciplina de "Maquetes", Me. Wilton Flávio Camoleze Augusto, a disciplina trabalha as maquetes como parte integrante do processo de desenvolvimento do projeto arquitetônico, onde desempenham um papel crucial.

"A maquete é uma antecipação tridimensional da proposta de arquitetura, em escala reduzida", explica o professor Wilton. "Elas são simultaneamente objetos de estudo, instrumentos de representação e resultados formais de um processo criativo. Em outras palavras, uma maquete é uma miniatura de um projeto de arquitetura, capaz de prever o que será construído, ou não, futuramente, em tamanho real".

O primeiro trabalho exposto é uma maquete que representa o contexto urbano da extensão da Avenida Rui Barbosa, de Assis-SP, da Estação Ferroviária (praça do Cine FEMA Piracaia) até o HD Plaza Hotel. Essas maquetes de contexto urbano são fundamentais para o estudo dos relacionamentos das edificações com a massa e o caráter da arquitetura existente. Elas analisam toda uma condição urbana, desde setores da cidade até assentamentos urbanos inteiros.

Já um segundo trabalho, também exposto no saguão do Bloco 12, é uma maquete topográfica, onde foi realizada a implantação de uma edificação para explorar o corte e o aterro dos desníveis do terreno. Esse tipo de maquete é crucial para compreender as complexidades do terreno e como a arquitetura pode se integrar harmoniosamente ao ambiente natural.

A exposição não apenas celebrou o talento dos estudantes, mas também demonstrou a importância do uso de maquetes no processo de design arquitetônico. As pessoas que passaram pelo Bloco 12 puderam apreciar de perto o esforço e a dedicação dos alunos em transformar conceitos abstratos em representações tangíveis e visualmente impressionantes.