Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

FEMA ROBÓTICA

Turma do Programa completa um mês

Leia mais

MEDICINA

Professora apresenta pesquisas no 13º GERP

Leia mais

QUÍMICA EXPERIMENTAL

Inscrições abertas para a 38ª edição do curso

Leia mais

PAPÉIS DE DESTAQUE

Prof. Campanatti assume posição no CREA-SP

Leia mais

MEDICINA

FEMA/IMESA realiza III Pré-fórum de Medicina

Leia mais

ESPAÇO ABERTO

FEMA recebe estudantes de escola de Tarumã

Leia mais

VISITA À FEIRA

Estudantes expandem horizontes na FEICON

Leia mais

INSCRIÇÕES ABERTAS

2ª Semana de Engenharia e Arquitetura

Leia mais

SEMANA ACADÊMICA

FEMA realiza a VI Jornada de Fisioterapia

Leia mais

DIREITO ELEITORAL

Alunos se destacam em concurso nacional

Leia mais

MAQUETES

Estudantes expõem trabalhos da disciplina

Leia mais

FEMAMulheres site

Coordenadoria promove evento sobre TI

 

Realizado na noite de 31 de março de 2022, no Cine FEMA Piracaia, o evento contou com a presença de mulheres atuantes no mercado da tecnologia da informação, que falaram sobre programação e suas trajetórias profissionais

 

 

A coordenadoria dos cursos de informática da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizou, na noite de ontem, 31 de março de 2022, o encontro Ada Lovelace - mulheres na tecnologia, no Cine FEMA Piracaia. O evento foi destinado para todas as pessoas que se interessam pela área.

 

De acordo com a coordenadora dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação, professora mestra Diomara Martins Reigato Barros, um dos principais objetivos do evento é mostrar que a área de tecnologia não é um trabalho só para homens, apesar de eles serem a maioria nesse mercado. “Nós pensamos nesse espaço, no mês de março, para mostrar como as mulheres desenvolvem bem o seu trabalho e para chamar a atenção de meninas que querem trabalhar com tecnologia. Por isso convidamos grandes mulheres para falar sobre as atividades que elas desenvolvem em suas carreiras. Escolhemos esse nome para o evento porque Ada Lovelace foi a primeira programadora do mundo”, declara.

 

Em seu discurso, o vice-diretor acadêmico, professor doutor Alex Poletto, parabenizou a coordenação do curso pela organização do evento e resgatou as importantes conquistas realizadas por mulheres na história da ciência. “Primeiramente, quero parabenizar a professora Diomara pelo belíssimo trabalho que vem exercendo frente aos cursos de informática da FEMA e pela organização desse evento. Nós temos grandes mulheres que fizeram história na área da tecnologia, como Augusta Ada, que fez o primeiro software; Grace Hopper, uma das cientistas da computação que inventou a linguagem de programação COBOL; Hedy Lamarr, conhecida como a mãe do Wi-Fi, era uma atriz e inventora que teve as ideias iniciais do Wi-Fi e desenvolveu uma técnica para comunicação de aspecto espelhado, dando origem a tal tecnologia sem fio; Katherine Johnson contribuiu com a missão Apolo 11, que levou os primeiros homens à lua; e muitos outros exemplos que comprovam o quão importante é motivarmos as mulheres a entrarem cada vez mais nessa área de TI”, fala Poletto.

 

O diretor-acadêmico do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA), professor mestre Gerson José Beneli, em seu discurso, reiterou a importância que a equipe de docentes da área de Informática teve ao longo destes 2 anos de pandemia, “eu gostaria de dizer que, como diretor do IMESA, braço acadêmico da FEMA, nós temos trabalhado incansavelmente para trazer e fazer com que a instituição se modernize. Neste período enfrentamos 2 anos de pandemia, 2 anos de muitas dificuldades e desafios, mas enfrentamos juntos. Eram desafios imensos, mas tenho certeza de que vencemos todos. E nada disso seria possível sem os professores da área de Informática e os profissionais de TI que, quando precisamos, em menos de 1 semana já estávamos tendo aulas remotas e com os nossos professores capacitados. Felizmente, a ciência produziu as vacinas e elas fizeram o seu efeito e nós estamos aqui juntos, presencialmente, participando desse evento”, disse Benelli no discurso de abertura.

 

O presidente da FEMA, Arildo José de Almeida, reiterou a importância dos profissionais de TI para o desenvolvimento da cidade e do mundo. “Todos os alunos de Informática presentes no evento são extremamente importantes para a FEMA, porque estão agora no processo de transformação do conhecimento e, futuramente, serão as pessoas que mudarão o status de nossa cidade, estado e país. A educação é transformadora e o conhecimento nos faz olhar para novos horizontes, afinal, ao olhar uma tela preta, cheia de códigos, esses profissionais conseguem decifrar, muitas vezes, soluções nunca imaginadas. Do mercadinho a uma grande estrutura corporativa, até às cidades inteligentes que planejamos para o futuro, tudo perpassa necessariamente por trânsito de informações. E são esses alunos que criarão ferramentas para oferecer um serviço de qualidade para a comunidade, através da TI”, finaliza Arildo.

 

A programação do encontro contou com palestra sobre carreira de Tecnologia da Informação (TI) e o mercado de trabalho, com a analista de sistemas e pós-graduanda, Mariana Ribeiro Mendes; mesa redonda com a agile master, Aline Dias; analista de sistemas, Natacha Santos Modro; analista e desenvolvedora de softwares, Elizabete Aparecida dos Santos Fracasso; coordenadora de desenvolvimento, Emiliana Martins Reinof e com a administradora de banco de dados, Kate Caroline Prestes Rodrigues.

 

Denominado anteriormente de "Mulheres na área de TI", o objetivo do evento foi propagar o trabalho que as mulheres desenvolvem na área da tecnologia, considerando que é um mercado de trabalho onde a maioria é do sexo masculino.

 

 

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

instagram logo min

SIGA FEMA ASSIS 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

 

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top