Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

DIREITO

Aluno integra reunião do Conselho da OAB SP

Leia mais

MEDICINA

Professora publica artigo em revista da Unesp

Leia mais

HUB INOVA FEMA

FEMA discute parcerias com pref. de Tarumã

Leia mais

DESAFIOS DA LEGALTECH

Coord. e egresso de Direito publicam em livro

Leia mais

EXPERIÊNCIA PRÁTICA

Clínica-escola de Fisio promove aula integrada

Leia mais

FEIRA DE CIÊNCIAS

Visita em escolas para preparação do projeto

Leia mais

DIRECIONADO A ALUNOS

Professores de Medicina da FEMA lançam livro

Leia mais

FISIOTERAPIA

Estudantes promovem Brincar Terapêutico

Leia mais

FEMA ROBÓTICA

Turma do Programa completa um mês

Leia mais

MEDICINA

Professora apresenta pesquisas no 13º GERP

Leia mais

QUÍMICA EXPERIMENTAL

Inscrições abertas para a 38ª edição do curso

Leia mais

Rede APAE DedéSeminário fala sobre Políticas Públicas 

Evento marca o encerramento das reuniões da Rede de Proteção

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

 

O grupo Todos pelos Direitos da APAE São Paulo concluiu na sexta-feira, dia 4, o ciclo de encontros da “Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes com Deficiência”, ação promovida em parceria com o CONDECA, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente.

No seminário de encerramento no Anfiteatro da FEMA, Cleyton Borges, integrante do Núcleo de Políticas Públicas e Advocacy, falou sobre “Políticas Públicas: a arte de transformar sonhos coletivos em ações”. Em linhas gerais, a palestra trouxe reflexões do que são essas políticas, sua importância e como implementá-las.

“Fechamos um ciclo de encontros”, comenta Lilian Pinheiro da Cruz, assistente técnica da APAE São Paulo. “Foram 16 reuniões com atores da rede municipal ligados à Saúde, Educação, Assistência Social, Justiça e Segurança com objetivo de discutir e traçar estratégias para garantir os direitos da criança e adolescente com deficiência”.

A ideia condutora do projeto, explica, é justamente envolver diversos setores da sociedade no amparo dessa população. “Mobilizar implica em mostrar a esses profissionais a importância dos encontros para pensar em estratégias, trabalhos em conjunto”.

A Rede de Proteção envolveu 12 cidades, principalmente no interior paulista. A escolha dos municípios se pautou em dados populacionais do IBGE e na existência da APAE nas regiões. Assis esteve entre os polos em virtude de seu alto índice de violência.

Rede APAE“Temos o dever de reunir representantes para debater essa triste realidade e propor soluções”, ressalta a vereadora Professora Dedé. À convite dela, a Câmara Municipal se juntou à rede desde as primeiras reuniões. O vereador Valmir Dionizio, presidente da casa legislativa, e o vice-prefeito Márcio Veterinário, representando o Poder Executivo, também estiveram no evento.

A Professora Dedé, que é vice-diretora da FEMA, destacou ainda o apoio da instituição ao projeto. “Os encontros intersetoriais foram feitos na fundação, que cedeu estrutura física. Como educadores, estamos fazendo nossa parte na melhoria social e cultural da sociedade”.

Com essa série de encontros ao longo de 2017, a “Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes com Deficiência” elaborou um fluxo de atendimento em casos de violência. “A sistematização ajuda na boa articulação da rede”, conta Lilian Pinheiro. “O fluxo é uma sugestão. É um pontapé inicial antes que as ações sejam colocadas em prática”. 

 

femafmLogo

Entrevistas com Lilian Pinheiro, da APAE-SP, e Professora Dedé, vereadora e vice-diretora da FEMA

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top