Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

QUÍMICA INDUSTRIAL

Estudantes têm aula prática no Pq. das Águas

Leia mais

DIREITO

Aluno integra reunião do Conselho da OAB SP

Leia mais

MEDICINA

Professora publica artigo em revista da Unesp

Leia mais

HUB INOVA FEMA

FEMA discute parcerias com pref. de Tarumã

Leia mais

DESAFIOS DA LEGALTECH

Coord. e egresso de Direito publicam em livro

Leia mais

EXPERIÊNCIA PRÁTICA

Clínica-escola de Fisio promove aula integrada

Leia mais

FEIRA DE CIÊNCIAS

Visita em escolas para preparação do projeto

Leia mais

DIRECIONADO A ALUNOS

Professores de Medicina da FEMA lançam livro

Leia mais

FISIOTERAPIA

Estudantes promovem Brincar Terapêutico

Leia mais

FEMA ROBÓTICA

Turma do Programa completa um mês

Leia mais

MEDICINA

Professora apresenta pesquisas no 13º GERP

Leia mais

ESF Progresso1Alunos promovem ações à saúde da mulher

Atividades envolveram prevenção e recreação

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

 

Alunos do curso de Medicina desenvolveram ações voltadas ao público feminino para lembrar o mês das mulheres. A reportagem da FEMA acompanhou as atividades em duas unidades da Estratégia Saúde da Família.

Na ESF Eldorado, o enfoque foi prevenção. As moradoras realizaram exames de Papanicolau, capaz de detectar câncer de colo de útero, DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), dentre outras doenças e infecções, e também o de Mama. Os atendimentos aconteceram na quarta-feira, dia 15, no período da noite.

“Em razão do Dia Internacional da Mulher e com os conhecimentos nas aulas, decidimos convidar a população feminina da região em que atuamos para esse programa preventivo”, diz a aluna do segundo ano Priscilla Frasier Abreu. As pacientes, nos casos necessários, foram encaminhadas para um médico ginecologista.

Já no dia 16, os estudantes que acompanham a ESF Vila Progresso organizaram atividade recreativa no espaço Paradise. As convidadas, após o café-da-manhã, participaram de um bingo e foram presentadas com produtos arrecadados junto ao comércio local.

“É um momento de confraternização, importante para a saúde mental em um cenário de aumento em todo o mundo de quadros de depressão. Lazer faz parte da saúde mental”, conta Claudia Silva Gonçalves, preceptora da unidade.

Essa interação entre estudante e comunidade, segundo a profissional, é extremamente positiva. “A população cada vez mais reconhece a presença dos alunos de Medicina. E os alunos veem como funcionam, na prática, as ações. É um aprendizado mais humanitário”.

A estudante Priscilla Frasier Abreu, do grupo da ESF Eldorado, lembra que um dos objetivos da presença dos alunos é justamente criar vínculo com os pacientes. “Vamos ficar quatro anos na mesma unidade. Conhecemos os moradores, visitamos o local onde moram. Com isso, a gente avalia a predominância de algumas características da região e propomos ações para melhorar a saúde”.

A parceria entre o sistema de saúde de Assis e a Medicina da FEMA teve início em março de 2016. Unidades da Estratégia Saúde da Família recebem às quintas-feiras pela manhã o grupo formado por até oito estudantes, um professor/tutor e um preceptor. Os alunos desenvolvem tarefas em sintonia com as necessidades de cada uma das comunidades atendidas. 

 

                                                       ESF Eldorado ESF Progresso

    

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top