Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

EXPERIÊNCIA PRÁTICA

Clínica-escola de Fisio promove aula integrada

Leia mais

FEIRA DE CIÊNCIAS

Visita em escolas para preparação do projeto

Leia mais

DIRECIONADO A ALUNOS

Professores de Medicina da FEMA lançam livro

Leia mais

FISIOTERAPIA

Estudantes promovem Brincar Terapêutico

Leia mais

FEMA ROBÓTICA

Turma do Programa completa um mês

Leia mais

MEDICINA

Professora apresenta pesquisas no 13º GERP

Leia mais

QUÍMICA EXPERIMENTAL

Inscrições abertas para a 38ª edição do curso

Leia mais

PAPÉIS DE DESTAQUE

Prof. Campanatti assume posição no CREA-SP

Leia mais

MEDICINA

FEMA/IMESA realiza III Pré-fórum de Medicina

Leia mais

ESPAÇO ABERTO

FEMA recebe estudantes de escola de Tarumã

Leia mais

VISITA À FEIRA

Estudantes expandem horizontes na FEICON

Leia mais

Jairo Reis assume a Medicina na Fema

Doutor e mestre, médico acumula experiências como diretor e coordenador

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

No começo deste mês, a Fundação Educacional do Município de Assis - Fema definiu o nome de que vai comandar o novo curso de Medicina, que começa nesta segunda-feira, dia 15. O doutor e mestre Jairo César dos Reis foi o escolhido.

O médico, formado pela Faculdade de Medicina de Marília, possui mestrado e doutorado em Pediatria e Gastroenterologia Pediátrica pela Universidade Federal de São Paulo, Unifesp. Em meados dos anos 90, Reis passou a acumular experiência na vida acadêmica na própria instituição onde se formou, atuando como professor e chegando, inclusive, à vice-diretoria.

“As experiências vividas nessas funções me dão tranquilidade agora na gestão do curso aqui na Fema”, diz o coordenador que também participou da instalação do curso de Medicina da Faculdade Atenas, em Paracatu, região noroeste de Minas Gerais, entre 2007 e 2014. “Tivemos nota quatro no Enade [Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes], o que foi muito gratificante”.

O sistema pedagógico adotado pela nova graduação é a chamada metodologia ativa. “Vamos utilizar várias ferramentas para que o aluno comece a ter atividades de prática com o paciente desde o primeiro dia de aula”, explica o doutor Reis.

Uma dessas metodologias é o PBL (Problem Based Learning), na qual o estudante deve ter uma postura ativa na solução de um problema fazendo com que ele tenha uma participação mais efetiva no processo de aprendizado.

O ensino por meio do PBL começou na Holanda e depois avançou para o Canadá nos anos 70. A universidade de Harvard, nos Estados Unidos, incorporou o método em 1985. No Brasil, a Faculdade de Medicina de Marília foi a pioneira nessa metodologia, em 1997.

Além do doutor Jairo Reis, o corpo docente do curso de Medicina da Fema contará nesta primeira etapa com 11 professores (tutores ou facilitadores, nas palavras do coordenador). Dois laboratórios foram montados para oferecer aos alunos e ao corpo docente instalações tecnológicas modernas. 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top