Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

QUÍMICA INDUSTRIAL

Estudantes têm aula prática no Pq. das Águas

Leia mais

DIREITO

Aluno integra reunião do Conselho da OAB SP

Leia mais

MEDICINA

Professora publica artigo em revista da Unesp

Leia mais

HUB INOVA FEMA

FEMA discute parcerias com pref. de Tarumã

Leia mais

DESAFIOS DA LEGALTECH

Coord. e egresso de Direito publicam em livro

Leia mais

EXPERIÊNCIA PRÁTICA

Clínica-escola de Fisio promove aula integrada

Leia mais

FEIRA DE CIÊNCIAS

Visita em escolas para preparação do projeto

Leia mais

DIRECIONADO A ALUNOS

Professores de Medicina da FEMA lançam livro

Leia mais

FISIOTERAPIA

Estudantes promovem Brincar Terapêutico

Leia mais

FEMA ROBÓTICA

Turma do Programa completa um mês

Leia mais

MEDICINA

Professora apresenta pesquisas no 13º GERP

Leia mais

medsifilisCombate à Sífilis em Assis

Alunos elaboraram campanhas de prevenção à doença

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

Na última semana de abril, a Secretaria de Saúde de Assis e a faculdade de Medicina da Fema realizaram ações nas Estratégias de Saúde da Família, ESF, no combate à sífilis.

O trabalho de prevenção surgiu após constatação do aumento de casos de gestantes com a doença no município. A bactéria causadora é transmitida nas relações sexuais e também da mãe para o filho durante a gravidez.

Com esse cenário, os estudantes de Medicina da Fundação Educacional do Munícipio de Assis foram mobilizados e criaram diversas campanhas de prevenção da sífilis nas ESF onde atuam desde março.

Em Eldorado, uma peça de teatro foi apresentada. Na encenação, um médico conversa com marido e mulher gestante sobre a doença, suas causas e seus riscos. Ao final, os alunos acrescentaram mais detalhes ao público lembrando, inclusive, que a sífilis tem cura e que a melhor forma de preveni-la é o uso de preservativo.

Um dos primeiros sinais da doença é o aparecimento de pequenas feridas no pênis, vagina ou ânus. “Nessa fase primária da sífilis, a ferida muitas vezes desaparece, mas a doença continua ativa. Mesmo assim, é importante consultar um médico”, alerta a aluna Carolina Serapião Grejo, na unidade Eldorado. Quando não tratado, o quadro evolui e pode afetar o coração, o fígado e até o sistema nervoso central.

A sífilis pode ser detectada por meio de um exame simples. Uma amostra de sangue é coletada e analisada em poucos minutos. Na ESF Progresso, os alunos montaram uma estrutura na avenida Paschoal Santilli e, com a supervisão de um profissional da saúde, realizaram testes de sífilis e também de HIV nos pedestres e moradores de rua que passavam pela região.

As ações dos estudantes ocorreram nas 10 unidades que integram o projeto entre o Sistema de Saúde de Assis e a Fema. Além de Progresso e Eldorado, o trabalho aconteceu simultaneamente nas unidades de Bela Vista, Colinas, Vila Cláudia, Jardim Três Américas, Parque Universitário, Vitória, Cohab e Prudenciana.

 

ESF

A Estratégia Saúde da Família é uma evolução do Programa Saúde da Família, implantado pelo Ministério da Saúde em 1994.

Na cidade de Assis, o projeto teve início em 1995 onde as Unidades de Saúde da Família trabalham com território de abrangência definido e são responsáveis pelo cadastramento e acompanhamento da população.

A ESF é composta por um médico generalista, enfermeiros, auxiliares e agentes comunitários. Os profissionais trabalham não apenas no atendimento aos pacientes, mas também realizam atividades de prevenção e mapeamento das vulnerabilidades específicas de cada território.

 

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top