Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

QUÍMICA INDUSTRIAL

Estudantes têm aula prática no Pq. das Águas

Leia mais

DIREITO

Aluno integra reunião do Conselho da OAB SP

Leia mais

MEDICINA

Professora publica artigo em revista da Unesp

Leia mais

HUB INOVA FEMA

FEMA discute parcerias com pref. de Tarumã

Leia mais

DESAFIOS DA LEGALTECH

Coord. e egresso de Direito publicam em livro

Leia mais

EXPERIÊNCIA PRÁTICA

Clínica-escola de Fisio promove aula integrada

Leia mais

FEIRA DE CIÊNCIAS

Visita em escolas para preparação do projeto

Leia mais

DIRECIONADO A ALUNOS

Professores de Medicina da FEMA lançam livro

Leia mais

FISIOTERAPIA

Estudantes promovem Brincar Terapêutico

Leia mais

FEMA ROBÓTICA

Turma do Programa completa um mês

Leia mais

MEDICINA

Professora apresenta pesquisas no 13º GERP

Leia mais

PIC da Fema completa 15 anos

Programa de pesquisa oferece bolsas para alunos

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

O Programa de Iniciação Científica (PIC) da Fema chega ao seu décimo quinto ano em 2016. O incentivo à pesquisa tem como objetivo incrementar a vida acadêmica tanto dos alunos quantos dos professores.

Anualmente, o programa oferece 35 bolsas, além dos trabalhos inscritos de forma voluntária. “O aluno é motivado em novos horizontes para iniciação científica. E para o orientador tem um grande peso, que atualiza seus conhecimentos”, diz a vice-diretora da Fema/Imesa Elizete Mello da Silva.

Na semana passada, a Fundação Educacional do Município de Assis, que financia totalmente o programa, divulgou a lista dos projetos aprovados para este ano. Os bolsistas têm 40% de desconto na mensalidade e o professor é remunerado.

A vice-diretora explica que, no entanto, mesmo que haja esse benefício, o PIC não tem uma finalidade socioeconômica. “Nossa ideia, na verdade, é estimular a pesquisa”.

A Fema disponibiliza três grandes áreas de estudos que atendem todos os cursos da instituição: Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e Ciências da Saúde. O trabalho se estende por dez meses, entre março e dezembro. Ao final desse período, os estudantes devem apresentar um artigo.

Os alunos ainda participam do Congresso de Iniciação Científica que tem por intuito integrar tanto a comunidade acadêmica quanto a profissional, como forma de promover o encontro com a comunidade regional.

“Em 2016, completamos 15 anos de existência. Estamos criando uma cultura de pesquisa”, lembra Elizete Mello da Silva. “Esse incentivo valoriza os cursos da Fema e também é bem visto quando nossas graduações passam pelo processo de reconhecimento”.

Os interessados devem ficar atentos ao calendário do programa, disponível na área do PIC no site fema.edu.br . O programa é voltado para estudantes do segundo ao quinto ano, na prática, porém, quem está no primeiro ano pode apresentar seu projeto a partir de outubro, quando as inscrições têm início.

 

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top