Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

QUÍMICA INDUSTRIAL

Estudantes têm aula prática no Pq. das Águas

Leia mais

DIREITO

Aluno integra reunião do Conselho da OAB SP

Leia mais

MEDICINA

Professora publica artigo em revista da Unesp

Leia mais

HUB INOVA FEMA

FEMA discute parcerias com pref. de Tarumã

Leia mais

DESAFIOS DA LEGALTECH

Coord. e egresso de Direito publicam em livro

Leia mais

EXPERIÊNCIA PRÁTICA

Clínica-escola de Fisio promove aula integrada

Leia mais

FEIRA DE CIÊNCIAS

Visita em escolas para preparação do projeto

Leia mais

DIRECIONADO A ALUNOS

Professores de Medicina da FEMA lançam livro

Leia mais

FISIOTERAPIA

Estudantes promovem Brincar Terapêutico

Leia mais

FEMA ROBÓTICA

Turma do Programa completa um mês

Leia mais

MEDICINA

Professora apresenta pesquisas no 13º GERP

Leia mais

dedebancoideiaProfessor e aluna da FEMA publicam livro


O professor pós-doutor Jesualdo de Almeida Junior, em parceria com Cintia Alves Rodrigues, aluna do último ano de Direito da FEMA, acabam de publicar livro. A obra, escrita em conjunto, faz ponderações sobre os limites éticos nas manipulações genéticas e técnicas de reproudção assistida

 

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

Assessoria de Comunicação FEMA

 

A aluna Cintia Alves Rodrigues, que está cursando a 5ª série do curso de Direito na Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), tem livro publicado pela editora Novas Edições Acadêmicas. A obra, publicada em 14 de agosto, é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da aluna e foi escrito sob orientação do professor pós-doutor, o advogado Jesualdo de Almeida Junior, que leciona na graduação.

 

Intitulado “Engenharia Genética: Ponderações éticas e jurídicas”, o livro trata sobre a engenharia genética realizada nos embriões humanos, ponderando sobre a vida e a dignidade do ser humano. Os autores abordam sobre os limites éticos jurídicos das terapias genéticas, as manipulações e as modificações de Ácido Desoxirribonucleico (DNA), a partir de técnicas de reprodução assistida. “É um livro que envolve apreciações de Direito Constitucional, Direito Civil e, sobretudo, de bioética e Biodireito”, explicou o professor Jesualdo. É a segunda obra de Cintia que foi publicada por essa mesma editora. E professor Jesualdo tem 10 livros publicados, todos na área de Direito.

 

Biodireito é a área jurídica que se associa com a bioética. Essa ciência estuda as relações entre Direito e os avanços tecnológicos nas áreas da Medicina e Biotecnologia, principalmente quando envolvem corpo e dignidade da pessoa humana. A manipulação genética é extremamente polêmica já que envolve questões, além das éticas, morais, sociais e espirituais. Não se sabe ainda quais as consequências dessas técnicas a longo prazo e muitos discutem sobre o quão invasivo é interferir no que é considerado natural. Apesar disso, muitos cientistas e pesquisadores buscam quais podem ser os benefícios em aprender mais sobre o DNA humano, como por exemplo descobrir curas para doenças.

 

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top