A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, foi criada pela Lei Municipal nº 2.374, de 19 de outubro de 1985 e tem seu estatuto registrado no 2º Cartório de Notas da Comarca de Assis, às folhas 61/87 do livro A2.

Sua instituição, assinada pelo então prefeito de Assis José Santilli Sobrinho, buscou ampliar a oferta de educação em nível superior na região, com cursos nas áreas de ciências exatas e tecnológicas, trazendo uma nova possibilidade de inserção acadêmica além dos cursos na área das ciências humanas já disponíveis na cidade.

Em um contexto de transformações sociais em que a tecnologia começava a assumir papel de destaque nas relações de trabalho, a FEMA foi pensada como alternativa para criar mão-de-obra qualificada para atender às novas demandas sociais e contribuir para o progresso na cidade de Assis. Surgiu como iniciativa visionária da então gestão municipal, que enxergava nos computadores um motor de transformações e buscava fazer de Assis uma liderança neste setor. Nas palavras do então prefeito da cidade, a FEMA viria para “fazer de Assis um polo de conhecimento tecnológico”.

Com forte vertente social, a criação da FEMA tem como finalidade registrada em lei, “a elevação do nível cultural e educacional da região”, “a correção das desigualdades sociais” e “a prestação de serviços à comunidade”, propondo-se, para isso, a

I - Organizar, instalar e administrar unidades de ensino, com a finalidade de ministrar cursos de educação infantil, primeiro grau, segundo grau, terceiro grau e outros de manifesto interesse comunitário;

II - Organizar e instalar centros de ensino, de treinamento profissional e de reflexão sobre o trabalho;

IlI - Manter intercâmbio com entidades culturais e científicas, nacionais e internacionais, com setor empresarial e com as entidades de classes.

Com o intuito de prestar serviços à comunidade na forma de estudos, orientações, projetos educacionais, entre outras atividades de caráter científico, a FEMA atua como entidade mantenedora de unidades de ensino, pesquisa e treinamento profissional, centros e institutos.

Por meio do trabalho do Centro de Pesquisa em Ciências (CEPECI), a fundação presta serviços nas áreas de produção agroindustrial, desenvolvimento tecnológico e controle microbiológico de alimentos e água consumidos pela população de Assis e região. O laboratório realiza a análise da qualidade de solo, dos alimentos, das sementes e da água, funcionando, também, como um setor em que os alunos do curso de Química Industrial realizam estágio.

Com o Centro de Pesquisa em Informática (CEPEIN) planeja, controla e administra os sistemas de informações da instituição e de suas unidades, além de fomentar o estudo e desenvolvimento de novas tecnologias na área de Informática para a comunidade em geral. Presta, também, serviços nas áreas de desenvolvimento de software para entidades públicas e privadas, de geoprocessamento para prefeituras, treinamentos de pessoas e Internet. O centro ainda é responsável pelo provedor de Internet FEMANET, o primeiro da região de Assis.

O fomento ao caráter social e à busca por atender às necessidades da comunidade local da FEMA podem igualmente ser verificados nos projetos de extensão propostos e mantidos pela fundação. São exemplos da solidariedade à comunidade o projeto FEMA Cidadania, idealizado para promover a criação de oficinas e entretenimento relacionadas à formação profissional e acadêmica de alunos e professores, e o FEMA + Alegria, pensado para suscitar a interação empática e humanizada entre membros da comunidade acadêmica e pessoas da comunidade externa expostas a vulnerabilidades.

Objetivando fortalecer a troca de experiências e melhorar a qualidade da formação, alunos, ex-alunos, professores, funcionários e dependentes recebem diversas oportunidades para adquirirem experiências culturais diferentes, por meio de estudos de um ou dois semestres em universidades parceiras no exterior ou de estágios profissionais realizados em empresas ou universidades estrangeiras. Esta iniciativa possibilita uma imersão em outra cultura e uma ampliação da visão do mundo, criando elementos adicionais para os estudos de graduação. Dentre os programas, podemos citar, o IAESTE (The International Association for the Exchange of Students for Technical Experience), Ciência sem Fronteiras; Deakin University, Melbourne/Austrália; Bouchereau Lingua International (BLI), Montreal/Canadá; The Manhattan Institute of Management, New York/EUA; University of California, Riverside/EUA; Rotary International e o Intercâmbio de Serviços às Novas Gerações (NGSE).

Ao longo de seus 38 anos de história, alinhada aos objetivos expressos em seu estatuto, a FEMA tem atuado na promoção do ensino de qualidade para seus alunos, sem perder de vista sua responsabilidade social com a comunidade de Assis e região, o que justifica ter sido declarada de utilidade pública pela Lei Municipal n.º 2.567, de 1º de setembro de 1988.

Visão

Como centro universitário, ser um polo de referência regional, nacional e internacional em desenvolvimento humano, a partir do ensino, pesquisa e extensão, aliados à tecnologia, desenvolvimento de produtos e prestação de serviços, com responsabilidade social.

Missão

Fomentar e transmitir conhecimento, desenvolver produtos e serviços com excelência e responsabilidade social, por meio de profissionais comprometidos e infraestrutura eficiente, em um ambiente próspero e ético.

• Excelência no ensino, pesquisa e extensão;
  • Prestação de serviços e desenvolvimento de produtos com profissionalismo, ética, respeito e eficiência;
  • Conexão com o mundo de trabalho;
  • Tecnologia a serviço da cidadania;
  • Profissionais comprometidos com a Instituição;
  • Valorização e respeito aos clientes internos e externos;
  • Respeito aos valores democráticos;
  • Responsabilidade Social.