Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

MEDICINA

FEMA/IMESA realiza III Pré-fórum de Medicina

Leia mais

ESPAÇO ABERTO

FEMA recebe estudantes de escola de Tarumã

Leia mais

VISITA À FEIRA

Estudantes expandem horizontes na FEICON

Leia mais

INSCRIÇÕES ABERTAS

2ª Semana de Engenharia e Arquitetura

Leia mais

SEMANA ACADÊMICA

FEMA realiza a VI Jornada de Fisioterapia

Leia mais

DIREITO ELEITORAL

Alunos se destacam em concurso nacional

Leia mais

MAQUETES

Estudantes expõem trabalhos da disciplina

Leia mais

FEMA PARTICIPA

7º Encontro do Dia Mundial da Saúde em Assis

Leia mais

ACÃO SOCIAL

Estudantes visitam o Abrigo a Idosos de Assis

Leia mais

PET-SAÚDE

Inscreva-se já e conquiste a sua bolsa

Leia mais

CERIMÔNIA DO JALECO

T16 do curso celebra a Cerimônia do Jaleco

Leia mais

Semana Juridica homeTema: Crise ética das Instituições da Repúlica

Profissionais destacaram a importância da Educação no futuro político do Brasil

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

 

A XVIII Semana Jurídica da FEMA terminou nesta quinta-feira, 14. Mais uma vez, alunos do curso do Direito e comunidade externa lotaram o Clube da Terceira Idade nos quatro dias do evento.

Neste ano, juízes e doutores falaram sobre “As Instituições da República e o Papel da Educação no Futuro Político do País”. Dentre os convidados, um dos destaques foi o juiz federal doutor William Douglas, que abriu o encontro na segunda-feira, 11 de setembro.

Com o tema “Um País Igual Para Todos e Outras Esperanças em Meio ao Caos”, o convidado destacou a atual crise ética do país e o que se pode fazer para melhorar esse cenário.

“O problema institucional do país hoje é muito grave. É importante que as instituições deixem de cuidar menos de seus próprios interesses e cuidem mais dos interesses da República”, ressalta o juiz federal. “É no meio desse caos que mais precisamos de gente determinada a fazer diferença e tornar o país digno”.

E, para isso, segundo o também professor e escritor, um dos caminhos é o acesso ao conhecimento. “A Educação oferece a competência, a capacidade de escolha, de crescimento. Isso sozinho, contudo, não basta se não tivermos ética. Conhecimento sem ética só é suficiente para roubar”. Juiz federal em Niterói, RJ, William Douglas é autor de diversas obras, entre elas “Como Vencer Gigantes”.

O tema central da Semana Jurídica esteve presente nas noites seguintes. Na terça, 12, a doutora Mônica Herman Caggiano, mestre, doutora e livre-docente pela Faculdade de Direito da USP, a Universidade de São Paulo, falou sobre “Transparência: Uma Imposição Para a Democracia de Qualidade”.

O doutor Ulisses Augusto Pascolati Junior, juiz de Direito do Tribunal de Justiça em São Paulo, com o tema “Corrupção: Uma Visão Contemporânea”, palestrou na quarta, 13. E, no encerramento, o doutor Leonardo Schmitt de Bem, especializado em Direito Penal, apresentou “A Influência da Educação no Controle Social e na Justiça Penal”.

A noite de fechamento reservou ainda o lançamento do livro “Comentários ao Novo Código de Processo Civil”, pela Editora Boreal. Organizado pelos docentes Jesualdo Almeida Junior, Eduardo Vella, diretor da FEMA, e Gerson José Beneli, coordenador do curso de Direito, a publicação é uma coletânea de artigos escritos por alunos e professores da graduação.

Jornada Jurídica

A semana acadêmica promoveu ainda a Jornada Jurídica nas manhãs de terça e quarta. O doutor Thiago Baldani tratou da “Corrupção e Expansão do Direito Penal: a Importância de Meios Alternativos”. E o professor mestre Paulo Cézar Dias, “Direito e Educação: Abordagens Interdisciplinares Perante a Evolução da Sociedade”.

A XVIII Semana Jurídica é uma coordenação do professor Gerson José Beneli e dos doutores, também integrantes do corpo docente da FEMA, Luciano Tertuliano da Silva e Thiago Baldani, com o apoio de alunos, do Diretório Acadêmico e da LFG Curso Preparatório.

Semana Juridica Douglas Monica

 

 MAIS FOTOS NO FLICKR FEMA

 VEJA TAMBÉM: FEMA lança livro durante a Semana Jurídica

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top