FISIOTERAPIA

Professoras são reconhecidas pelo COFFITO

Leia mais

DIREITO

Estudantes participam de Congresso da OAB

Leia mais

FISIO NO CANADÁ

Fisioterapeuta compartilha sua experiência

Leia mais

GOU FEMA

Conheça o Grupo de Oração Universitário

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realiza quinta edição do encontro

Leia mais

FISIOTERAPIA

Alunos e professora realizam palestra no HRA

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO

Alunos recebem palestra sobre ODS da ONU

Leia mais

DIREITO

Professor participa de Congresso da OAB

Leia mais

FEMA IN TECH

Evento promove inovação e tecnologia

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realizará evento nesta próxima sexta

Leia mais

FEMA ROBÓTICA

FEMA realiza aula inaugural do projeto

Leia mais

HOMENAGEM

Prof. Mary se despede da coordenação

Leia mais

fema rondon jrJoão Ramalho recebe projeto neste ano  

Professores e alunos do FEMARondon visitaram a cidade

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

 

No sábado, dia 26 de agosto, professores e alunos integrantes do FEMARondon, um dos mais importantes projetos de extensão da instituição, estiveram em João Ramalho, cidade escolhida para receber as ações do programa neste ano.

Esse primeira visita, segundo a professora Lívia Turra Bassetto, é importante para que os “femarondonistas” conheçam o local. “É um mapeamento. A partir das informações levantadas, a gente começa a pensar nas estratégias que serão desenvolvidas para auxiliar a comunidade”.

Após a pesquisa de campo vem a fase da operação, assim chamado os dias em que a equipe retorna ao munícipio, o que está previsto para acontecer em novembro. Nessa etapa, diversas atividades práticas serão oferecidas, como palestras e oficinas.

“Os universitários podem aplicar todo o conhecimento teórico adquirido na faculdade para ajudar ao próximo”, ressalta a docente. “É um trabalho voluntário, que, além de ajudar comunidades carentes da região, traz benefícios para os participantes, formando-os profissional e humanamente”.

Esse trabalho de extensão surgiu a partir da experiência do Projeto Rondon, criado pelo Ministério da Defesa em parceria com os governos estaduais, municipais e instituições de ensino superior. Em 2010, um grupo da fundação acompanhou as ações do Rondon e notou que os problemas enfrentados por comunidades visitadas eram semelhantes aos vividos em Assis e região.

fema rondon jr2Idealizador e coordenador do FEMARondon, o professor Osmar Machado, destaca, entretanto, que a ação não tem um caráter assistencialista. “Nosso principal objetivo é contribuir para que a sociedade se organize na resolução de problemas específicos do seu próprio meio e diminua, assim, a dependência de ações públicas. É um caráter multiplicador de conhecimento”.

Em seis anos, o projeto de extensão já fez operações em Porto Almeida, no distrito de Cândido Mota, Ibirarema e Echaporã. Os municípios integram o Civap, o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema, que, assim como o Tiro de Guerra de Assis, é parceiro do evento.

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top