FISIOTERAPIA

Professoras são reconhecidas pelo COFFITO

Leia mais

DIREITO

Estudantes participam de Congresso da OAB

Leia mais

FISIO NO CANADÁ

Fisioterapeuta compartilha sua experiência

Leia mais

GOU FEMA

Conheça o Grupo de Oração Universitário

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realiza quinta edição do encontro

Leia mais

FISIOTERAPIA

Alunos e professora realizam palestra no HRA

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO

Alunos recebem palestra sobre ODS da ONU

Leia mais

DIREITO

Professor participa de Congresso da OAB

Leia mais

FEMA IN TECH

Evento promove inovação e tecnologia

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realizará evento nesta próxima sexta

Leia mais

FEMA ROBÓTICA

FEMA realiza aula inaugural do projeto

Leia mais

HOMENAGEM

Prof. Mary se despede da coordenação

Leia mais

Simposio BannerArtigo aceito em simpósio de software 

Pesquisa é resultado do mestrado do professor Guilherme de Cleva Farto, da FEMA, e orientado pelo professor André Takeshi Endo, da UTFPR

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

 

Artigo do professor mestre Guilherme de Cleva Farto, da FEMA, e do professor doutor André Takeshi Endo, da UTFPR, foi aceito no Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, SBES, o mais importante evento técnico-científico na área de Engenharia de Software no Brasil.

Intitulado “Reuse of Model-Based Tests in Mobile Apps” (Reuso de Teste Baseado em Modelo em Aplicações Móveis), o artigo é resultado do mestrado de Guilherme Farto na UTFPR, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, orientado por André Endo e defendida no ano passado.

O trabalho de pesquisa se concentrou em computação móvel e engenharia de software para aplicações móveis, com ênfase na abordagem de Model-Based Testing, MBT, e apoiada pela técnica de modelagem Event Sequence Graph, ESG.

Dentre os objetivos da dissertação, destaca-se a investigação da aplicabilidade de MBT e ESG no contexto de aplicações móveis por meio da adoção de especificações formais na modelagem, geração, concretização e execução de casos de teste.

O artigo que será apresentado no simpósio descreve estratégias em mobilidade para reduzir o esforço na concretização de casos de testes e possibilitar a execução de testes de outras características em aplicações móveis, por exemplo, nos eventos específicos de dispositivos móveis, interação não previsível de usuários, telefonia, como GSM/SMS, e de hardware e sensores, GPS, câmeras e outros.

Simposio Guilherme AndréOs resultados identificados acerca das estratégias propostas evidenciam ganhos quanto à descoberta de novos defeitos a partir do reuso de modelos elaborados que testam novas características em aplicações móveis, bem como apoia a geração simplificada de casos de testes parcialmente concretizados.

Outros resultados dessa mesma dissertação já foram apresentados anteriormente. Em 2014, em Blumenau, no XII Workshop de Teses e Dissertações em Qualidade de Software, e, no mesmo ano, na XL Latin American Computing Conference, no Uruguai, onde o artigo foi premiado. O estudo teve ainda publicação de artigos em revistas especializadas em Engenharia de Software e em uma edição especial da Electronic Notes in Theoretical Computer Science, em 2015.

A 31ª edição do Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software acontece durante o VIII Congresso Brasileiro de Software (CBSOFT), de 18 e 22 de setembro, em Fortaleza, Ceará. A organização é uma parceira da Universidade Federal do Ceará (UFC), Faculdade Sete de Setembro (FA7), Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top