FISIOTERAPIA

Professoras são reconhecidas pelo COFFITO

Leia mais

DIREITO

Estudantes participam de Congresso da OAB

Leia mais

FISIO NO CANADÁ

Fisioterapeuta compartilha sua experiência

Leia mais

GOU FEMA

Conheça o Grupo de Oração Universitário

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realiza quinta edição do encontro

Leia mais

FISIOTERAPIA

Alunos e professora realizam palestra no HRA

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO

Alunos recebem palestra sobre ODS da ONU

Leia mais

DIREITO

Professor participa de Congresso da OAB

Leia mais

FEMA IN TECH

Evento promove inovação e tecnologia

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realizará evento nesta próxima sexta

Leia mais

FEMA ROBÓTICA

FEMA realiza aula inaugural do projeto

Leia mais

HOMENAGEM

Prof. Mary se despede da coordenação

Leia mais

CNPQ InformáticaEstudantes concluem pesquisas do CNPq

Objetivo do programa é proporcionar ao aluno a vivência científica e pesquisadora, promovendo novos conhecimentos

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

 

Recentemente, alunos dos cursos de Informática da FEMA, Análise de Sistemas e Ciência da Computação, concluíram pesquisas realizadas por meio das bolsas dos programas PIBIC e PIBITI provindas do CNPq.

Os estudos tiveram início em julho de 2016. Ao longo de um ano, os estudantes desenvolveram os trabalhos junto à Coordenadoria de Informática e voltados às novas tecnologias e novos conceitos. Quatro pesquisas foram realizadas.

Em “Análise do uso de Gamificação na Engenharia de Software”, o aluno Silvio Marcelino de Oliveira, com orientação do professor doutor Luiz Ricardo Begosso, destaca a importância do aprendizado dos conceitos de engenharia de software.

“O método da ‘gamificação’ está voltado ao ensino da disciplina de engenharia de software. Com suas ferramentas, o aprendizado de conceitos se torna amigável e divertido”, explica Silvio. “Um caso de estudo foi levantado com a finalidade de analisar se uma ferramenta de aprendizado simulado poderia ter resultados mais positivos que aulas convencionais”.

Supervisionado pelo professor Luiz Carlos Begosso, o trabalho da aluna Andrezza Lima Aragão falou sobre “Erro após o Término da Operação no Desenvolvimento de Software”. Isso acontece, explica a estudante, quando há falhas durante uma tarefa rotineira.

“Esses erros não necessariamente impedem que a tarefa seja concluída, mas ela não é feita com perfeito sucesso”, ressalta. “Na pesquisa, fizemos testes com alunos para simular cenários, 62% deles cometeram erros após o termino da operação. Falha na memória, interrupções na execução da tarefa ou mesmo motivação são possíveis justificativas desse resultado”.

Outro estudo concluído é de Carlos Roberto Rossini Junior, orientado pelo professor doutor Almir Rogério Camolesi, e intitulado “Projeto de Aplicações Complexas usando Tabela de Decisões Adaptativas”. O objetivo é foi estudar a utilização da tabela de decisão junto à tecnologia adaptativa para o desenvolvimento de aplicações complexas.

CNPQ Informática1“Na pesquisa, são apresentados os conceitos da tecnologia adaptativa e da tabela de decisão, demonstrando a implementação de uma camada adaptativa em um dispositivo de tabela de decisão. Para o estudo de caso, foi criado um jogo em que se utiliza da tabela de decisão para realizar tomadas de decisões, e quando necessário, mudar a estrutura deste dispositivo”, explicam os autores.

Já Gabriel Alan Madureira Gonçalves, acompanhado pelo professor doutor Alex Poletto, aborda o tema “Um Estudo Exploratório acerca de como o Dado Poderá Transformar a Saúde por meio da Tecnologia de Big Data”. O trabalho se propõe a analisar as tecnologias e soluções para demonstrar como o uso dos dados, juntos à Big Data, podem trazer evoluções na área da saúde.

Segundo os pesquisadores, com a crescente exponencial dos dados em escala mundial, grande parte deles não-estruturados, percebeu-se a possibilidade de extrair informações. “Padrões, direções para negócios, estatísticas e até mesmo benefícios para a área da saúde são informações úteis, tudo isso com as tecnologias referentes a Big Data e NoSQL”. Essa pesquisa terá continuidade por mais um ano, agora com o objetivo de fazer a parte prática.

O professor Alex Poletto, coordenador dos cursos de Informática, reforça a importância da pesquisa na formação superior. “A iniciação científica é um diferencial para o aluno, visto que promove o espírito pesquisador e proporciona a descoberta de conhecimento”.

A Informática da FEMA conta com os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (há 29 anos) e Ciência da Computação (há 19 anos). Ambas as graduações contribuem fortemente com o crescimento da instituição, realizando pesquisas que tratam de assuntos atuais junto à área de Tecnologia da Informação.

Nos últimos anos, o setor vem conseguindo 1/3 das bolsas de Iniciação Científica oferecidas pela FEMA e pelo CNPq. “Isso mostra a força e o comprometimento de professores e alunos com o desenvolvimento científico-tecnológico de nosso país”, completa o coordenador Alex Poletto.

Em breve, os artigos completos dos trabalhos encerrados em julho estarão disponíveis no site fema.edu.br/index.php/bibliotecafema, no menu Acervo Digital. Mais informações sobre pesquisa científica também estão no portal da FEMA.

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top