Main Menu

Conheça a Fema

PAPÉIS DE DESTAQUE

Prof. Campanatti assume posição no CREA-SP

Leia mais

QUÍMICA EXPERIMENTAL

Inscrições abertas para a 38ª edição do curso

Leia mais

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

MEDICINA

FEMA/IMESA realiza III Pré-fórum de Medicina

Leia mais

ESPAÇO ABERTO

FEMA recebe estudantes de escola de Tarumã

Leia mais

VISITA À FEIRA

Estudantes expandem horizontes na FEICON

Leia mais

INSCRIÇÕES ABERTAS

2ª Semana de Engenharia e Arquitetura

Leia mais

SEMANA ACADÊMICA

FEMA realiza a VI Jornada de Fisioterapia

Leia mais

DIREITO ELEITORAL

Alunos se destacam em concurso nacional

Leia mais

MAQUETES

Estudantes expõem trabalhos da disciplina

Leia mais

FEMA PARTICIPA

7º Encontro do Dia Mundial da Saúde em Assis

Leia mais

ACÃO SOCIAL

Estudantes visitam o Abrigo a Idosos de Assis

Leia mais

Cheerlioness homeCheerlioness, as cheerleaders da FEMA

Grupo se apresenta dia 5 de agosto em jogo de Basquete Feminino no Jairão

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

 

Animar, entreter, interagir. É com esse objetivo que desde o início do ano estudantes da FEMA se juntaram para criar a primeira equipe de cheerleading da instituição, a Cheerlioness.

As cheerleaders, assim denominados os praticantes de cheerleading, são animadoras de torcida que se apresentam em diversos eventos, principalmente esportivos, para agitar o público. Além de animar, as equipes também disputam campeonatos exclusivos entre si.

“Ser cheerleader é um sonho de muitas meninas”, diz a estudante de Direito Gabriela Marson, integrante da Cheerlioness. “Vemos em filmes aquelas acrobacias, as danças, as coreografias, e tudo isso nos motivou a formar uma equipe da FEMA”.

A ideia surgiu ainda no ano passado, conta Gabriela. “Inicialmente, eram apenas alunos do Direito que formariam o grupo. Mas não demorou muito e tivemos a adesão de colegas dos demais cursos”. O nome Cheerlioness faz referência ao leão, símbolo do diretório acadêmico do Direito da FEMA.

Para manter alto padrão de qualidade nas apresentações, a equipe, com cerca de 20 pessoas entre meninas e meninos, se prepara intensamente. Os treinos são na UNESP Assis, com auxílio das AXLeaders, a cheerleading da universidade. As sessões são divididas em duas partes, o treino físico e o específico para aprender acrobacias e movimentos.

Cheerlioness 2Cheerlioness 1Uma das primeiras apresentações da Cheerlioness aconteceu no JUR 2017, os Jogos Universitários Regionais, em conjunto com a AXLeaders. As cheerleaders da FEMA também participaram da Festa Junina da faculdade e, recentemente, da FICAR.

A próxima performance é no sábado, dia 5 de agosto, no ginásio Jairão, no jogo entre Assis e Araçatuba pelo Campeonato Paulista de Basquete Feminino, às 14h.

Modalidade esportiva

O cheerleading, que mistura elementos de dança e ginástica artística, nasceu no final do século XIX, na Universidade de Princeton, nos EUA, vinculado à animação da torcida em competições entre escolas e faculdades.

Os primeiros campeonatos voltados exclusivamente ao cheerleading, no entanto, começaram apenas em 1983, e ganharam projeção a partir de 1997 quando a ESPN passou a transmitir os eventos. Com a criação da Fundação Nacional de Segurança Cheer, em 2003, o cheerleading se tornou modalidade esportiva.

No Brasil, essa prática é recente. As primeiras competições oficiais são de 2008, organizadas pela UBC, a União Brasileira de Cheerleading. A entidade é afiliada a ICU, International Cheer Union, e atua no desenvolvimento do esporte por meio de cursos, palestras e eventos, como o Cheer Camps.

Para mais informações sobre o cheerleading no Brasil, é só acessar o site da UBC, ubcheer.com.br. E detalhes das apresentações das cheerleaders da FEMA estão no Facebook Cheerlioness FEMA.

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top