FISIOTERAPIA

Professoras são reconhecidas pelo COFFITO

Leia mais

DIREITO

Estudantes participam de Congresso da OAB

Leia mais

FISIO NO CANADÁ

Fisioterapeuta compartilha sua experiência

Leia mais

GOU FEMA

Conheça o Grupo de Oração Universitário

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realiza quinta edição do encontro

Leia mais

FISIOTERAPIA

Alunos e professora realizam palestra no HRA

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO

Alunos recebem palestra sobre ODS da ONU

Leia mais

DIREITO

Professor participa de Congresso da OAB

Leia mais

FEMA IN TECH

Evento promove inovação e tecnologia

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realizará evento nesta próxima sexta

Leia mais

FEMA ROBÓTICA

FEMA realiza aula inaugural do projeto

Leia mais

HOMENAGEM

Prof. Mary se despede da coordenação

Leia mais

livro tertulianoJuiz Luciano Tertuliano lança seu livro na FEMA

Obra analisa a degradação moral e política do Brasil

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

 

Na noite desta quinta-feira, 25, o juiz federal Luciano Tertuliano da Silva fez o lançamento na FEMA de seu livro intitulado “Manipulação Discursiva e Crise de Estado como Obstáculos à Institucionalização dos Direitos Fundamentais no Brasil”, publicado pela editora Lumen Juris. 

A obra analisa a origem, as causas, as consequências da degradação moral e política no país, o papel do Poder Judiciário, e sugere medidas de enfrentamento dessa realidade.

“Lamentavelmente, nós, brasileiros, somos vítimas de corrupção, de desmandos políticos, de governantes que transformam a máquina pública em instrumento de ganho e de realização pessoal”, explica Tertuliano. “É um momento propício trazer essa reflexão em meio aos desdobramentos da Operação Lava Jato”.

livro tertuliano2Na publicação, o juiz destaca também a manipulação discursiva e de que forma combatê-la. “Os governantes usam de um diálogo desprovido da verdade. Para que os cidadãos não sejam massa de manobra dessa retórica, é preciso uma educação substantiva. Uma pessoa educada não é vitima de discursos vazios”.

A ideia do livro surgiu em 2012 durante a Semana Jurídica do curso de Direito da FEMA. À época, em palestra, o juiz federal, que anos depois passou a integrar o corpo docente da graduação, falou sobre a falta de ética na gestão pública.

Para o diretor da FEMA, Eduardo Vella, o lançamento da obra nas dependências da instituição é um momento histórico. “É uma noite muito importante para nós e que nos enche de orgulho. Parabenizo o doutor Tertuliano pelas atividades dele na docência e também na magistratura federal, principalmente na jurisdição de Assis”.

“Tertuliano é sempre um incentivador dos processos acadêmicos na nossa graduação”, diz o coordenador do curso de Direito, o professor Gerson José Beneli. “A obra é muito atual em função desse momento de caos político, administrativo, moral”.

Dezenas de convidados prestigiaram o evento na Biblioteca da FEMA, inclusive o prefeito de Assis José Fernandes. “A todo instante nos deparamos com o assunto corrupção nos noticiários, o que envergonha muito os brasileiros. Refletir esse tema é fundamental para compreendermos esse momento”.

O livro “Manipulação Discursiva e Crise de Estado como Obstáculos à Institucionalização dos Direitos Fundamentais no Brasil”, com prefácio de André Ramos Tavares, está disponível no site da editora Lumen Juris, www.lumenjuris.com.br.

“Agradeço à FEMA pelo espaço cedido para divulgação do livro, ao diretor Eduardo Vella e ao professor Gerson Beneli, que não pouparam esforços para lançar o livro aqui na instituição”, diz o juiz federal Luciano Tertuliano da Silva.

                             livro tertuliano1livro tertuliano3 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top