Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

INSCRIÇÕES ABERTAS

2ª Semana de Engenharia e Arquitetura

Leia mais

SEMANA ACADÊMICA

FEMA realiza a VI Jornada de Fisioterapia

Leia mais

DIREITO ELEITORAL

Alunos se destacam em concurso nacional

Leia mais

MAQUETES

Estudantes expõem trabalhos da disciplina

Leia mais

FEMA PARTICIPA

7º Encontro do Dia Mundial da Saúde em Assis

Leia mais

ACÃO SOCIAL

Estudantes visitam o Abrigo a Idosos de Assis

Leia mais

PET-SAÚDE

Inscreva-se já e conquiste a sua bolsa

Leia mais

CERIMÔNIA DO JALECO

T16 do curso celebra a Cerimônia do Jaleco

Leia mais

FEMA + ALEGRIA

Projeto abre novas vagas para estudantes

Leia mais

MEDICINA

Curso se engaja em atividades na comunidade

Leia mais

PARCERIA

FEMA e APM juntas pela formação médica

Leia mais

Rede de ProteçãoRede de Proteção fala de violência contra deficientes

Seminário fortalece ações na proteção dos direitos à criança e ao adolescente com deficiência

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

 

Na sexta-feira, dia 12 de maio, mais uma vez a FEMA sediou encontro da “Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes com Deficiência”, ação promovida pela APAE e pelo CONDECA, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente.

O foco desse novo ciclo de debates foi violência. Na palestra “Violência Contra Crianças e Adolescentes com Deficiência - Prevenção e Enfrentamento”, a doutora Rita de Cássia Kileber Barbosa trouxe uma ampla visão sobre o tema, a definição do que é violência, os tipos e como tratá-las dentro da sociedade.

“Violência não é um ato isolado. Ela também está ligada à política, economia, cultura, psicologia”, explica. “É importante discutir o tema e identificar os tipos de violência contra a criança com deficiência, como a negligência, a psicológica, a física e a sexual”.

Doutora Rita BarbosaNa avaliação de Rita Barbosa, o combate a essas questões passa por uma sociedade mais inclusiva. “Quando está incluída socialmente, é pouco provável que a criança sofra violência, pois está sob os olhares da família, da instituição, da escola. A rede de proteção é fundamental porque permite a construção dessa sociedade inclusiva”.

Integrante do Conselho Municipal de Educação, a professora da FEMA, Maria Beatriz Nascimento, ressalta que essa discussão deve envolver diversos setores sociais.

“A violência contra criança e adolescente com deficiência está presente em vários contextos, no social e também no educacional. As entidades, as diversas representações precisam estar juntas e se mobilizarem para prevenir e diminuir os casos”.

O Poder Legislativo de Assis também acompanha de perto essa realidade. À convite da vereadora Professora Dedé, vice-diretora da FEMA, a Câmara Municipal integra a Rede de Proteção nas ações de formação e articulação desenvolvidas com especial atenção às áreas de saúde, educação, assistência social, justiça e segurança pública.

“É uma rede bastante ampla. Queremos proporcionar uma melhor qualidade de vida, no que se refere não somente à saúde, mas também a questão de inclusão social, do combate à violência, da promoção de justiça”, explica a professora Dedé, uma das principais incentivadoras do projeto.

Primeiro encontro

No final de março, a “Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes com Deficiência” promoveu o encontro inaugural, também na FEMA.

Nessa reunião, Marco Aurélio Teixeira de Queiroz, psicólogo e membro da APAE de São Paulo, ministrou palestra sobre a realidade enfrentada pelos portadores de deficiência e de que forma dar assistência a esse público.

“Entendemos que a pessoa com deficiência ocupa um lugar social mais vulnerável e por isso mais suscetível a sofrer mais violações de direito”, disse o psicólogo. “Se uma pessoa com deficiência, por exemplo, não tiver uma cadeira de rodas para se locomover e uma calçada adequada para isso, ela não tem o mesmo direito que a maioria”.

A Rede de Proteção está vinculada a APAE de São Paulo e envolve 12 cidades, dentre elas Assis. O projeto tem como objetivo criar um espaço de formação e articulação das redes locais na busca de prevenir e enfrentar a violência e violações de direito contra a pessoa com deficiência. Novos encontros estão previstos para acontecer ao longo do segundo semestre. 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top