Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

SEMANA ACADÊMICA

FEMA realiza a VI Jornada de Fisioterapia

Leia mais

DIREITO ELEITORAL

Alunos se destacam em concurso nacional

Leia mais

MAQUETES

Estudantes expõem trabalhos da disciplina

Leia mais

FEMA PARTICIPA

7º Encontro do Dia Mundial da Saúde em Assis

Leia mais

ACÃO SOCIAL

Estudantes visitam o Abrigo a Idosos de Assis

Leia mais

PET-SAÚDE

Inscreva-se já e conquiste a sua bolsa

Leia mais

CERIMÔNIA DO JALECO

T16 do curso celebra a Cerimônia do Jaleco

Leia mais

FEMA + ALEGRIA

Projeto abre novas vagas para estudantes

Leia mais

MEDICINA

Curso se engaja em atividades na comunidade

Leia mais

PARCERIA

FEMA e APM juntas pela formação médica

Leia mais

PUBLICIDADE

Estudantes realizam atividade no Avenida Max

Leia mais

FemaRondonAssista ao vídeo - Inscrições até 02/05

Projeto busca multiplicar conhecimento e estabelecer ligação entre faculdade e comunidade

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

 

Vem aí mais uma edição do FEMA Rondon. As inscrições para um dos mais importantes projetos de extensão da instituição já estão abertas e podem ser feitas até 2 de maio.

A ação passou a integrar o calendário de atividades da FEMA por iniciativa de estudantes e professores e visa estimular o empreendedorismo e o voluntariado, estabelecendo um elo entre a fundação e a comunidade.

Os participantes têm a missão de levar para os municípios conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Nosso objetivo é colocar o estudante em contato com a realidade regional. É uma aula fora da sala”, diz o coordenador do projeto, o professor Osmar Aparecido Machado.

O FEMA Rondon faz operações em cidades que integram o Civap, o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema, que, assim como o Tiro de Guerra de Assis, é parceiro do evento. Em seis anos, já foram atendidas Porto Almeida, no distrito de Cândido Mota, Ibirarema e, a mais recente, Echaporã.

A cada ação, oficinas são criadas de acordo com as necessidades da área trabalhada. “Se há uma tendência para empreendedorismo, fazemos atividades para esse fim. Se há vocação turística, incentivamos esse setor”, explica Machado. “A ideia é que os habitantes das comunidades desempenhem suas atividades e aprendam a explorar comercialmente as habilidades locais”.

Em 2017, o projeto segue o mesmo modelo dos anos anteriores. Alunos e professores se reunirão quinzenalmente aos sábados pela manhã no campus da FEMA. Na primeira fase, um amplo estudo da área atendida é realizado para que, na fase seguinte, ocorra a “operação”, assim denominado o período em que o grupo promove as ações na prática.

Contudo, o FEMA Rondon, lembra Machado, não tem caráter assistencialista. “Nosso desejo é contribuir para que a sociedade, a comunidade se organize na resolução de problemas específicos do seu próprio meio e diminua, assim, a dependência de ações públicas. É um caráter multiplicador de conhecimento”.

Estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação, a partir do segundo ano, podem se inscrever na área do aluno no site da FEMA no ícone Eventos/Semanas AcadêmicasO período de inscrição é de 3 de abril a 2 de maio. As entrevistas de seleção serão dias 6 e 13 de maio, no período da manhã.

Ao final do projeto, que acontece entre junho e novembro, os alunos recebem um certificado.

 

Assista aos depoimentos dos alunos que participaram do projeto.

 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top