Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

MEDICINA

FEMA/IMESA realiza III Pré-fórum de Medicina

Leia mais

ESPAÇO ABERTO

FEMA recebe estudantes de escola de Tarumã

Leia mais

VISITA À FEIRA

Estudantes expandem horizontes na FEICON

Leia mais

INSCRIÇÕES ABERTAS

2ª Semana de Engenharia e Arquitetura

Leia mais

SEMANA ACADÊMICA

FEMA realiza a VI Jornada de Fisioterapia

Leia mais

DIREITO ELEITORAL

Alunos se destacam em concurso nacional

Leia mais

MAQUETES

Estudantes expõem trabalhos da disciplina

Leia mais

FEMA PARTICIPA

7º Encontro do Dia Mundial da Saúde em Assis

Leia mais

ACÃO SOCIAL

Estudantes visitam o Abrigo a Idosos de Assis

Leia mais

PET-SAÚDE

Inscreva-se já e conquiste a sua bolsa

Leia mais

CERIMÔNIA DO JALECO

T16 do curso celebra a Cerimônia do Jaleco

Leia mais

RedeProtecao1APAE realiza encontro na FEMA

Seminário fortalece ações na proteção dos direitos à criança e ao adolescente com deficiência

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

 

A Fundação Educacional do Município de Assis sediou na sexta-feira, 31, o seminário “Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes com Deficiência”, ação promovida pela APAE e pelo CONDECA, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente.

A professora Dedé, vereadora de Assis e vice-diretora da FEMA, é uma das principais incentivadoras do projeto. “É uma rede bastante ampla. Queremos proporcionar uma melhor qualidade de vida, no que se refere não somente à saúde, mas também a questão de inclusão social, do combate à violência, da promoção de justiça”.

Marco Aurélio Teixeira de Queiroz, psicólogo e membro da APAE de São Paulo, ministrou a palestra, ao lado da articuladora social Ohana Serafim Merlo. O profissional falou da realidade enfrentada pelos portadores de deficiência e de que forma dar assistência a esse público.

“Entendemos que a pessoa com deficiência ocupa um lugar social mais vulnerável e por isso mais suscetível a sofrer mais violações de direito”, diz o psicólogo. “Se uma pessoa com deficiência, por exemplo, não tiver uma cadeira de rodas para se locomover e uma calçada adequada para isso, ela não tem o mesmo direito que a maioria”.

RedeProtecao2Dessa forma, surge a necessidade de uma mobilização dos diversos agentes da sociedade para formar uma rede de proteção do sistema que garanta os direitos da criança e do adolescente com deficiência.

“Ao unirmos representantes de educação, de assistência, de saúde, justiça, segurança pública e tantos outros conselhos podemos maximizar os recursos que já existem e atender a mais gente”, explica Marco Aurélio.

Os poderes Executivo e Legislativo da cidade foram convidados a integrar a rede. A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Luciana Barreto Fernandes, representando o prefeito José Fernandes, e o presidente da Câmara Municipal, o vereador Valmir Dionizio, prestigiaram o seminário.

“A Câmara, como órgão representativo do município, não poderia deixar de estar presente”, ressalta Valmir Dionizio. “Vamos disseminar a política de rede de proteção às crianças e aos adolescentes com deficiência”.

Assis é referência nesse tipo atendimento em iniciativas como o SER (Serviço Especial de Reabilitação), da Associação Filantrópica Nosso Lar, e os projetos Fênix e Golfinho, ambos da Secretaria Municipal da Educação.

A Rede de Proteção está vinculada a APAE de São Paulo e envolve 12 cidades, dentre elas Assis. Novos encontros estão previstos para acontecer nos meses de maio, junho e agosto. A ação conta com o apoio da FEMA.

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top