FISIOTERAPIA

Professoras são reconhecidas pelo COFFITO

Leia mais

DIREITO

Estudantes participam de Congresso da OAB

Leia mais

FISIO NO CANADÁ

Fisioterapeuta compartilha sua experiência

Leia mais

GOU FEMA

Conheça o Grupo de Oração Universitário

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realiza quinta edição do encontro

Leia mais

FISIOTERAPIA

Alunos e professora realizam palestra no HRA

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO

Alunos recebem palestra sobre ODS da ONU

Leia mais

DIREITO

Professor participa de Congresso da OAB

Leia mais

FEMA IN TECH

Evento promove inovação e tecnologia

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realizará evento nesta próxima sexta

Leia mais

FEMA ROBÓTICA

FEMA realiza aula inaugural do projeto

Leia mais

HOMENAGEM

Prof. Mary se despede da coordenação

Leia mais

jesualdo madri homeProfessor conclui Pós-doutorado em Direito

Tese do advogado Jesualdo Almeida Junior trata de Bioética e Biodireito

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

 

O advogado Jesualdo Almeida Junior, professor do curso de Direito da FEMA, concluiu seu Pós-doutorado na Universidade de Coimbra, em Portugal. Com o resultado, ele se torna um dos únicos profissionais de Assis e região a conquistar esse título na área do Direito.

Desenvolvida ao longo de 2016, a pesquisa tratou os limites éticos e jurídicos relacionados à manipulação genética. “O tema envolve Direito, Medicina e Ciências, que chamamos de Bioética e Biodireito. Até onde a ciência pode ir na manipulação genética, eugenia, sexagem, e se isso deve ou não ser política de Estado”.

Esse trabalho é uma ramificação do doutorado. “Falei, no doutorado, sobre questões que envolvem esterilidade, fertilidade, de como evitar doenças. E, se doenças são, o Estado é obrigado a prestar a devida compensação”, explica Jesualdo Almeida Junior. No Pós-doutorado, a pesquisa amplia essa discussão.

“O projeto de vida de cada um, as necessidades de cada um, nem sempre encontram amparo governamental em relação ao custo x benefício. E, a partir disso, apresento uma reflexão em torno dos limites orçamentários do Estado voltados à área da saúde”.

Faculdade CoimbaA tese foi realizada na faculdade de Direito de Coimbra, em Portugal. Berço de grandes pensadores, a universidade completou 727 anos em 1º de março. Salas antigas preservadas, algumas sem energia elétrica, e espaços modernos se misturam no local. Estudantes usam capas escuras, uma espécie de batina. O cenário, inclusive, inspirou a escritora J.J. Rowling na criação de Hogwarts, a escola de magia dos filmes “Harry Potter”.

“Fiquei maravilhado com a faculdade quando participei de um curso como ouvinte”, lembra o docente. “Conheci gente de diversas partes do mundo. Alemães, holandeses, franceses. Tive aulas com deputados do parlamento europeu durante o Pós-doutorado”.

Jesualdo Almeida Junior acumula uma extensa vida acadêmica com três Pós-graduações, o Doutorado e o Mestrado. “A academia é apaixonante. Saio das aulas com a sensação de que nada sei. É um banho de cultura de um modo geral. Isso é enriquecedor para a formação pessoal”.

Além de integrar o corpo docente da Fundação Educacional do Munícipio de Assis, o advogado leciona na Toledo Prudente Centro Universitário e compõe o conselho editorial da Juruá, editora onde estão publicados seus livros. 

 

femafmLogo 

Ouça entrevista com Jesualdo Almeida Junior

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top