FISIOTERAPIA

Professoras são reconhecidas pelo COFFITO

Leia mais

DIREITO

Estudantes participam de Congresso da OAB

Leia mais

FISIO NO CANADÁ

Fisioterapeuta compartilha sua experiência

Leia mais

GOU FEMA

Conheça o Grupo de Oração Universitário

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realiza quinta edição do encontro

Leia mais

FISIOTERAPIA

Alunos e professora realizam palestra no HRA

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO

Alunos recebem palestra sobre ODS da ONU

Leia mais

DIREITO

Professor participa de Congresso da OAB

Leia mais

FEMA IN TECH

Evento promove inovação e tecnologia

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realizará evento nesta próxima sexta

Leia mais

FEMA ROBÓTICA

FEMA realiza aula inaugural do projeto

Leia mais

HOMENAGEM

Prof. Mary se despede da coordenação

Leia mais

Quimica LabAluno é formado para Indústria e Ensino

Inscreva-se no Vestibular de Verão e faça Química na Fema 

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

A Química na Fema tem uma característica peculiar. É o único dos cursos da instituição em que os alunos saem habilitados tanto para a área de ensino quanto para a indústria.

A primeira turma da Química na Fundação Educacional do Município de Assis começou em 1999. Com o apoio de usinas de açúcar, funcionários eram estimulados a buscar uma profissionalização em nível superior.

Em consonância com essa demanda, a graduação rapidamente se popularizou em Assis e região. “As pessoas passaram a enxergar que a Química poderia levá-las a cargos de projeção dentro das empresas onde já trabalhavam”, conta a professora Mary Leiva de Faria, coordenadora do curso.

Essa visão permanece até hoje, somada às oportunidades na área acadêmica. “A carência nacional de professores de Química e disciplinas correlatas como Matemática e Física amplia o campo de trabalho”, ressalta a docente. A própria graduação da Fema se beneficia dessa característica. Parte do corpo docente é formada justamente por egressos do curso.

Licenciatura e Bacharelado

Ao longo da década, a grade do curso foi se reformulando. A mais recente, em 2013, voltada à Licenciatura, acrescentou disciplinas relacionadas à Educação, atendendo a deliberações do Conselho Estadual de Educação.

Quimica maryA nova grade trata de aspectos como a construção e realização de um projeto pedagógico, o funcionamento de uma escola, a relação com alunos portadores de necessidades especiais.

O Bacharelado, por sua vez, é mais focado na indústria. Para isso, os alunos são estimulados à prática constantemente. “Incluímos aula nos laboratórios desde o primeiro ano”.

A graduação possui quatro laboratórios, renovados frequentemente e com aquisição de novos equipamentos. Além disso, dentro da própria Fema, os alunos têm a chance de estagiar no CEPECI, o Centro de Pesquisas em Ciências, que conta com linhas de estudos da qualidade da água e de alimentos, análise de sementes e de produtos agropecuários. “O aluno que tem a experiência de laboratório é diferente, está um passo a frente”.

A coordenadoria da Química também estimula a produção científica. Em maio, o projeto de uma das alunas foi apresentado no congresso da SBQ, a Sociedade Brasileira de Química, uma das mais importantes e influentes associações no Brasil e na América Latina.

Futuro

Para atrair novos estudantes, a coordenação desenvolve ações que mostram as diversas oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho, desmistificando a ideia de que Química é difícil.

“Temos, por exemplo, o curso experimental de Química onde trazemos alunos de escolas públicas para dentro da Fema. Também vamos às escolas para apresentar nosso curso, sem esquecer das Semanas Acadêmicas em que a gente traz egressos para falarem de suas carreiras”, comenta a professora Mary Leiva de Faria.

O mercado de trabalho continua apresentando diversas oportunidades. Profissionais formados na Fema estão em empresas como Tereos, Conti, Agroterenas, Sandoz. Dois ex-alunos trabalham na Marinha. Na área acadêmica, uma ex-estudante se tornou professora na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a UERJ.

Vestibular de Verão

As inscrições para o Vestibular de Verão da Fema podem ser feitas até o dia 15. Na prova, marcada para 19 de janeiro, às 19h, os inscritos serão avaliados em Conhecimentos Gerais e Redação.

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top