FISIOTERAPIA

Professoras são reconhecidas pelo COFFITO

Leia mais

DIREITO

Estudantes participam de Congresso da OAB

Leia mais

FISIO NO CANADÁ

Fisioterapeuta compartilha sua experiência

Leia mais

GOU FEMA

Conheça o Grupo de Oração Universitário

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realiza quinta edição do encontro

Leia mais

FISIOTERAPIA

Alunos e professora realizam palestra no HRA

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO

Alunos recebem palestra sobre ODS da ONU

Leia mais

DIREITO

Professor participa de Congresso da OAB

Leia mais

FEMA IN TECH

Evento promove inovação e tecnologia

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realizará evento nesta próxima sexta

Leia mais

FEMA ROBÓTICA

FEMA realiza aula inaugural do projeto

Leia mais

HOMENAGEM

Prof. Mary se despede da coordenação

Leia mais

Cerimônia de Passagem da Lâmpada no curso de Enfermagem

Evento marca o início do estágio para alunos do quarto ano

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

A tradicional cerimônia da “Passagem da Lâmpada” aconteceu no anfiteatro da Fundação Educacional do Município de Assis – Fema na noite de terça-feira, 23, e reuniu alunos, professores e familiares.

Considerado um dos símbolos da Enfermagem, o objetivo do evento é que os alunos do quinto ano transmitam suas experiências para os estudantes do quarto ano, que vão iniciar programas de estágio.

A professora coordenadora do curso Rosângela Gonçalves da Silva, no início da cerimônia, recuperou a história da enfermeira que deu origem ao rito de passagem. “Na Guerra da Crimeia, Florence Nightingale, enfermeira da alta sociedade, com seu trabalho conseguiu reduzir o número de mortos entre os feridos em combate”. Todas as noites, a enfermeira percorria os dormitórios com uma lâmpada à óleo para ver os pacientes, por isso ficou conhecida como a “A Dama da Lâmpada”.

Segurando uma lâmpada (lamparina grega), a dupla do quinto ano Sebastião Freitas e Priscila Ferreira “passou” a luz acendendo as velas trazidas pelos colegas de turma. Participaram desse ritual 28 alunos do quarto ano e 26 do quinto. Rosângela Gonçalves da Silva elogiou todo o grupo. “Todos os alunos são muito responsáveis. Agradeço a dedicação de cada um deles”.

Na parte final do evento, o pastor Silcrei Monteiro, da Igreja Presbiteriana Renovada Central de Assis, atendendo convite dos organizadores, fez um breve discurso e destacou a importância de ser enfermeiro.

“Não é fácil ser um bom enfermeiro. É necessário ter compaixão e amor para despertar o desejo de fazer algo”. Monteiro destacou a habilidade que os profissionais da enfermagem têm para auxiliar o próximo. “Vocês terão a rica oportunidade de ajudar pessoas. A compaixão de vocês terá que ser ‘sacrificiosa’”.

A Enfermagem da Fema começou em 2006. É a primeira graduação da área da saúde oferecida pela instituição. O curso tem aulas presencias e duração de cinco anos. Além disso, se destaca com ações práticas nas comunidades do munícipio por meio de projetos como a Liga do Trauma.

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top