Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

INSCRIÇÕES ABERTAS

2ª Semana de Engenharia e Arquitetura

Leia mais

SEMANA ACADÊMICA

FEMA realiza a VI Jornada de Fisioterapia

Leia mais

DIREITO ELEITORAL

Alunos se destacam em concurso nacional

Leia mais

MAQUETES

Estudantes expõem trabalhos da disciplina

Leia mais

FEMA PARTICIPA

7º Encontro do Dia Mundial da Saúde em Assis

Leia mais

ACÃO SOCIAL

Estudantes visitam o Abrigo a Idosos de Assis

Leia mais

PET-SAÚDE

Inscreva-se já e conquiste a sua bolsa

Leia mais

CERIMÔNIA DO JALECO

T16 do curso celebra a Cerimônia do Jaleco

Leia mais

FEMA + ALEGRIA

Projeto abre novas vagas para estudantes

Leia mais

MEDICINA

Curso se engaja em atividades na comunidade

Leia mais

PARCERIA

FEMA e APM juntas pela formação médica

Leia mais

Alunos de Medicina visitam unidades de Saúde de Assis

Prefeito acompanhou grupo no posto de atendimento do Bela Vista

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

A primeira turma de Medicina da Fema visitou as unidades da Estratégia Saúde da Família, ESF, na manhã de quinta-feira, dia 3, dando sequencia a parceria entre a faculdade e o sistema de saúde de Assis. O prefeito Ricardo Pinheiro Santana marcou presença na unidade Bela Vista.

Nesta etapa, os alunos foram divididos em dez grupos. Cada equipe contará com 8 componentes mais um professor e um preceptor que já atua na unidade. A atividade inicial consiste na integração entre estudantes, profissionais e comunidade. Os alunos desenvolverão diversas tarefas nos próximos quatro anos, como levantamento epidemiológico com indicadores de saúde para compreender a necessidade das famílias.

O prefeito Ricardo Pinheiro Santana recebeu o grupo que trabalhará na ESF Bela Vista e comentou a importância desse projeto que aproxima os alunos das comunidades. “É uma alegria tê-los nas unidades de saúde do município. Estamos de corpo e alma nesse projeto. Não tenho dúvidas de que o contato com a população trará um ganho enorme para Assis”. Santana estava acompanhado de sua vice Dra. Lenilda Ramos e da secretária da Saúde Denise Carvalho.

O doutor Jairo César dos Reis, coordenador do curso de Medicina da Fema, agradeceu a recepção dos funcionários e destacou a relevância da parceria. “A cidade se preparou para isso. A escola de Medicina tem de estar a serviço da comunidade”.

Ao todo, 10 unidades integram o projeto envolvendo o sistema de Saúde e a Fema. Além de Bela Vista e Colinas, as atividades ocorrerão regularmente em Eldorado, Vila Cláudia, Jardim Três Américas, Parque Universitário, Progresso, Vitória, Cohab e Prudenciana.

A comunidade local está contente com a iniciativa. A paciente Isabela Cristina da Silva, enquanto aguardava atendimento no Bela Vista, disse aprovar o projeto. “A gente vai se sentir mais seguro. Quanto mais profissionais cuidando da nossa saúde melhor”.

O sistema pedagógico adotado pela Medicina da Fema é a chamada metodologia ativa. Uma delas é o PBL(Problem Based Learning), na qual o estudante deve ter uma postura ativa na solução de um problema fazendo com que ele tenha uma participação mais efetiva no processo de aprendizado.

“Acho fundamental o PBL. Vai nos tornar médicos mais humanos. Permitir dar melhor perspectiva de vida para os pacientes”, diz a aluna Bárbara Dias, natural de Bauru, que atuará na unidade Colinas.

ESF

A Estratégia Saúde da Família é uma evolução do Programa Saúde da Família, implantado pelo Ministério da Saúde em 1994.

Na cidade de Assis, o projeto teve início em 1995 onde as Unidades de Saúde da Família trabalham com território de abrangência definido e são responsáveis pelo cadastramento e acompanhamento da população.

A ESF é composta por um médico generalista, enfermeiros, auxiliares e agentes comunitários. Os profissionais trabalham não apenas no atendimento ao pacientes, mas também realizam atividades de prevenção e mapeamento das vulnerabilidades específicas de cada território.

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top