FISIOTERAPIA

Professoras são reconhecidas pelo COFFITO

Leia mais

DIREITO

Estudantes participam de Congresso da OAB

Leia mais

FISIO NO CANADÁ

Fisioterapeuta compartilha sua experiência

Leia mais

GOU FEMA

Conheça o Grupo de Oração Universitário

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realiza quinta edição do encontro

Leia mais

FISIOTERAPIA

Alunos e professora realizam palestra no HRA

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO

Alunos recebem palestra sobre ODS da ONU

Leia mais

DIREITO

Professor participa de Congresso da OAB

Leia mais

FEMA IN TECH

Evento promove inovação e tecnologia

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realizará evento nesta próxima sexta

Leia mais

FEMA ROBÓTICA

FEMA realiza aula inaugural do projeto

Leia mais

HOMENAGEM

Prof. Mary se despede da coordenação

Leia mais

jornada homeErgonomia encerra Jornada 2016

Durante três dias, evento trouxe minicursos para alunos e profissionais da área

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

A quinta edição da Jornada de Enfermagem da Fema terminou na quarta-feira, dia 9 de novembro. Em três dias, diversas atividades discutiram o tema “Enfermagem em Ação”.

Na noite de encerramento, alunos da graduação e profissionais assistiram à palestra “Ergonomia e suas potencialidades no campo de atuação do enfermeiro”, com a fisioterapeuta Heloísa Tófoli.

“A ergonomia é um estudo antigo que aborda a adequação do ambiente de trabalho”, explica a profissional. “O enfermeiro tem uma atividade desgastante. Se o ambiente de trabalho estiver mal preparado ou ele não souber a postura correta para executar suas atividades isso tudo traz desconfortos, dores na coluna, no joelho”.

Essa adaptação, lembra a especialista, deve ser cada vez mais utilizada pelas empresas, independente de sua área de atuação. “No dia-a-dia é importante cuidar do ambiente do trabalho. A questão da ergonomia colabora para a redução de gastos nas empresas, a diminuição no número de atestados médicos, e os funcionários atuam com mais ânimo”.

jornada cursoAlém da palestra, na segunda e terça-feira a Jornada de Enfermagem ofereceu minicursos. “Atividades teórico-práticas envolvem alunos e profissionais da área, atualizando mudanças preconizadas pelo Coren, o Conselho Regional de Enfermagem”, diz a professora Rosângela Gonçalves da Silva, coordenadora da graduação.

No primeiro dia, os participantes acompanharam o minicurso “Eletrocardiograma, realização e interpretação do exame”, com a enfermeira especialista Caroline Mendes e Silva, que apresentou aspectos técnicos do procedimento e também de que forma analisar o resultado do exame a tempo de reverter situações em que o estado de saúde do paciente é grave.

Também na segunda-feira, a enfermeira Beatriz Wolf falou da “Atuação do enfermeiro na avaliação e execução da punção venosa e arterial”. Além da teoria, os participantes puderam fazer na prática a punção venosa, que é a coleta do sangue.

No penúltimo dia do evento, Thais Erika Medeiros trouxe o minicurso “Atuação do enfermeiro na instalação de máscara laríngea”, procedimento utilizado quando o paciente tem dificuldade para respirar. Já a especialista Caroline Almeida apresentou “Avaliação e execução dos diferentes tipos de sondagem vesical”, dispositivo inserido na bexiga do paciente em procedimento técnico que, mal feito, pode causar infecção.

A 5ª Jornada de Enfermagem encerra as atividades da graduação que completou uma década de existência. A história do curso começou em fevereiro de 2006 com a instalação das duas primeiras turmas. Em pouco tempo, a Enfermagem da Fema se voltaria para a comunidade se tornando referência em Assis e região. 

 

jornada curso1

 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top