Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

SEMANA ACADÊMICA

FEMA realiza a VI Jornada de Fisioterapia

Leia mais

DIREITO ELEITORAL

Alunos se destacam em concurso nacional

Leia mais

MAQUETES

Estudantes expõem trabalhos da disciplina

Leia mais

FEMA PARTICIPA

7º Encontro do Dia Mundial da Saúde em Assis

Leia mais

ACÃO SOCIAL

Estudantes visitam o Abrigo a Idosos de Assis

Leia mais

PET-SAÚDE

Inscreva-se já e conquiste a sua bolsa

Leia mais

CERIMÔNIA DO JALECO

T16 do curso celebra a Cerimônia do Jaleco

Leia mais

FEMA + ALEGRIA

Projeto abre novas vagas para estudantes

Leia mais

MEDICINA

Curso se engaja em atividades na comunidade

Leia mais

PARCERIA

FEMA e APM juntas pela formação médica

Leia mais

PUBLICIDADE

Estudantes realizam atividade no Avenida Max

Leia mais

cremesp 1Palestra sobre ética na formação do médico

Conselheira do Cremesp também falou do estresse durante a graduação

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

Os estudantes de Medicina da Fema acompanharam palestra no início de novembro sobre o estresse ao qual são submetidos nos anos de faculdade. O bate papo foi realizado pela psiquiatra Katia Burle Guimarães, conselheira do Cremesp.

No encontro, a profissional lembrou a importância de trazer o tema logo no início da formação do estudante. “No primeiro ano, é fundamental que se tenha esse conhecimento. A relação com os pacientes, o conteúdo do curso médico colocam os alunos em situação de estresse”.

Segundo Guimarães, o aluno deve saber lidar com essas pressões. “O estresse começa a aumentar a partir do segundo ano e segue até o sexto ano. É preciso estar preparado, sobretudo, para o relacionamento com o próximo, com o ser-humano”.

Também durante a palestra, os alunos receberam um exemplar do Código de Ética do Estudante de Medicina, desenvolvido pelas comissões de Pesquisa e Educação Médica do Cremesp e de Ética para Acadêmicos, em parceria com estudantes de Medicina.

cremesp 2O Código de Ética do Estudante de Medicina é uma orientação não somente aos alunos, mas também às instituições de ensino, responsáveis pela formação do futuro profissional.  Baseado no Código de Ética Médica, a versão para os alunos contém 78 artigos com normas e diretrizes.

“Todos os artigos são importantes. Destaco, ainda assim, o primeiro, sobre a necessidade de o estudante ter a consciência de que ele deve ter uma postura ética desde o início da graduação”, ressalta Kátia Burle Guimarães, conselheira do Cremesp, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.

“O Cremesp atua diretamente na área da graduação para que os estudantes possam se desenvolver bem e refletirem sobre a profissão. Nosso objetivo é ter médicos formados com compromisso ético e perfil humanista”.

A palestra foi idealizada pelo coordenador da faculdade de Medicina da Fema, o professor Jairo César dos Reis, e contou com a presença dos alunos e professores da graduação no anfiteatro da instituição no dia 3 de novembro.

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top