Main Menu

Conheça a Fema

PAPÉIS DE DESTAQUE

Prof. Campanatti assume posição no CREA-SP

Leia mais

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

MEDICINA

FEMA/IMESA realiza III Pré-fórum de Medicina

Leia mais

ESPAÇO ABERTO

FEMA recebe estudantes de escola de Tarumã

Leia mais

VISITA À FEIRA

Estudantes expandem horizontes na FEICON

Leia mais

INSCRIÇÕES ABERTAS

2ª Semana de Engenharia e Arquitetura

Leia mais

SEMANA ACADÊMICA

FEMA realiza a VI Jornada de Fisioterapia

Leia mais

DIREITO ELEITORAL

Alunos se destacam em concurso nacional

Leia mais

MAQUETES

Estudantes expõem trabalhos da disciplina

Leia mais

FEMA PARTICIPA

7º Encontro do Dia Mundial da Saúde em Assis

Leia mais

ACÃO SOCIAL

Estudantes visitam o Abrigo a Idosos de Assis

Leia mais

PET-SAÚDE

Inscreva-se já e conquiste a sua bolsa

Leia mais

outubro rosaPrevenção ao câncer de mama

Fema e AVCCA promovem ação no Outubro Rosa

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

Durante esta semana, o curso de Enfermagem da Fema, em parceria com a AVCCA, Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Assis, realiza campanha de prevenção ao câncer de mama, no Assis Plaza Shopping.

A ação integra o Outubro Rosa, movimento popular internacional surgido nos anos 90 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Neste ano, o tema central é "Câncer de mama: vamos falar sobre isso?".

No stand montado no shopping, há atividades de orientação sobre a detecção precoce da doença. “Os alunos foram preparados para fazer essas orientações junto à comunidade”, explica a professora Rosângela Gonçalves da Silva, coordenadora do curso de Enfermagem da Fema.

A fundação e a AVCCA estabeleceram acordo com a Secretaria Municipal da Saúde para que as mulheres atendidas no stand em faixa etária de risco sejam encaminhadas para realização do exame de mamografia, no AME. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença, cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos.

outubro rosa1Para auxiliar a orientação, os alunos e profissionais contam com um dispositivo chamado Mamamiga, instrumento que simula um quadro real de alteração mamária. “Ao verificar mudanças no Mamamiga, a própria mulher passará a conhecer sua mama. Ela aprenderá a fazer o autoexame”.

A maior parte do câncer de mama é descoberta pela própria mulher. Esse tipo de câncer é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo e responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Detectado cedo, há mais chances de tratamento e cura.

O trabalho conjunto entre Fema e AVCCA acontece desde 2012. A Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Assis presta serviços gratuitos aos pacientes e suas famílias há 20 anos. A graduação de Enfermagem da Fema atua constantemente em ações que envolvem diretamente a população de Assis e região.

A atividade segue até o próximo sábado, dia 8, das 10h às 18h, no stand localizado no piso térreo do Assis Plaza Shopping, na avenida Rui Barbosa. Os visitantes, homens e mulheres, podem ainda realizar testes rápidos de hipertensão e diabetes. Mais informações no site www.outubrorosa.org.br.

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top