Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

MEDICINA

FEMA/IMESA realiza III Pré-fórum de Medicina

Leia mais

ESPAÇO ABERTO

FEMA recebe estudantes de escola de Tarumã

Leia mais

VISITA À FEIRA

Estudantes expandem horizontes na FEICON

Leia mais

INSCRIÇÕES ABERTAS

2ª Semana de Engenharia e Arquitetura

Leia mais

SEMANA ACADÊMICA

FEMA realiza a VI Jornada de Fisioterapia

Leia mais

DIREITO ELEITORAL

Alunos se destacam em concurso nacional

Leia mais

MAQUETES

Estudantes expõem trabalhos da disciplina

Leia mais

FEMA PARTICIPA

7º Encontro do Dia Mundial da Saúde em Assis

Leia mais

ACÃO SOCIAL

Estudantes visitam o Abrigo a Idosos de Assis

Leia mais

PET-SAÚDE

Inscreva-se já e conquiste a sua bolsa

Leia mais

CERIMÔNIA DO JALECO

T16 do curso celebra a Cerimônia do Jaleco

Leia mais

destaque cnpq1CNPq divulga resultado das bolsas 

Número de cotas da Fema é mantido. Pesquisa tem duração de 12 meses

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

O CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, divulgou no início de agosto o resultado das bolsas do PIBIC e do PIBIT. Mesmo com a redução do número em todo o país, a Fundação Educacional do Município de Assis – Fema teve sua cota mantida.

A fundação abre oportunidades de projetos no PIBIC, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, e no PIBITI, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, desde 2011.

A renovação da quantidade de bolsas, segundo o professor doutor Alex Sandro Romeo de Souza Poletto, se deve ao compromisso da Fema ao estímulo à pesquisa científica. “A instituição vem atendendo ano após ano os pré-requisitos exigidos pelo CNPq. Dentre os critérios, são avaliados o compromisso da faculdade em programas de pesquisa, a estrutura oferecida em termos de laboratórios, a publicação dos trabalhos”.

O recurso do PIBIC e PIBITI é compartilhado entre a própria faculdade e o CNPq. Durante 12 meses, contados a partir de agosto, a Fema custeia a bolsa dos professores orientadores e o CNPq paga a bolsa aos alunos.

Nos trabalhos do CNPq, é o professor quem inscreve o projeto e convida o estudante para executar a pesquisa. Atendendo exigências do Conselho Nacional, somente os docentes com doutorado podem apresentar propostas. Estudantes do primeiro ao penúltimo ano de todos os cursos da Fema estão aptos a receberem o convite, desde que tenham um bom desempenho acadêmico.

alex poletto cnpqNeste ano, o número de projetos inscritos foi maior do que a cota oferecida. A seleção dos trabalhos é realizada pela comissão do programa coordenada pelo professor Alex Poletto. “Levamos em conta o projeto em si, o histórico do aluno e os três últimos anos de produção científica do professor. Com isso, fazemos uma pontuação para definir os escolhidos”.

A linha de pesquisa do PIBIC e do PIBITI contempla três grandes áreas de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e Ciências da Saúde. Para o PIBITI, a ressalva é que a proposta esteja voltada para a Tecnologia e Inovação.

Para Poletto, a inclusão desses programas junto à instituição alavancou as pesquisas, culminando em um aumento significativo de publicações internas e externas, a classe discente despertou para a Iniciação Científica e a cada ano a procura pelos programas tem aumentado.

“A Fema se torna mais conhecida no cenário da pesquisa científica com apoio do CNPq. Temos um crescimento na área de pesquisas e investimentos, contribuindo para o desenvolvimento científico tecnológico de Assis e região”.

Além das bolsas via CNPq, a Fundação Educacional do Município de Assis conta com o PIC, o Programa de Iniciação Científica, que completou 15 anos em 2016, e todo custeado pela instituição. Dessa forma, a Fema se solidifica entre as instituições de ensino do Paranapanema que mais estimulam trabalhos de pesquisa. Essa contrapartida também é levada em consideração pelo CNPq para a renovação das cotas.

 

LEIA MAIS NOTÍCIAS

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top