Main Menu

Conheça a Fema

QUÍMICA EXPERIMENTAL

Inscrições abertas para a 38ª edição do curso

Leia mais

PAPÉIS DE DESTAQUE

Prof. Campanatti assume posição no CREA-SP

Leia mais

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

MEDICINA

FEMA/IMESA realiza III Pré-fórum de Medicina

Leia mais

ESPAÇO ABERTO

FEMA recebe estudantes de escola de Tarumã

Leia mais

VISITA À FEIRA

Estudantes expandem horizontes na FEICON

Leia mais

INSCRIÇÕES ABERTAS

2ª Semana de Engenharia e Arquitetura

Leia mais

SEMANA ACADÊMICA

FEMA realiza a VI Jornada de Fisioterapia

Leia mais

DIREITO ELEITORAL

Alunos se destacam em concurso nacional

Leia mais

MAQUETES

Estudantes expõem trabalhos da disciplina

Leia mais

FEMA PARTICIPA

7º Encontro do Dia Mundial da Saúde em Assis

Leia mais

ACÃO SOCIAL

Estudantes visitam o Abrigo a Idosos de Assis

Leia mais

abrigo5Capacitação de equipe do Abrigo a Idosos

Treinamento incluiu cuidados no atendimento de urgência e emergência e falou sobre Alzheimer

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

Estudantes e profissionais do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis – Fema promoveram de maio a julho uma série de treinamentos especialmente elaborados para os funcionários da Associação de Abrigo a Idosos.

Em três encontros, foram trabalhados temas como reanimação em caso de paradas cardiorrespiratórias, primeiros cuidados, engasgamento, queimaduras e questões relacionadas à doença de Alzheimer.

A própria entidade fez contato com a coordenadora da graduação de Enfermagem, a professora Rosângela Gonçalves da Silva, e trouxe as situações vividas diariamente no atendimento ao idoso. Com isso, os integrantes da Liga do Trauma e os estagiários do 5º ano que atuam na Unidade Saúde da Família - Vitória organizaram as atividades.

abrigo1 femaAdriana Avanzi Marques Pinto, professora mestre, supervisionou a palestra junto aos estagiários sobre Alzheimer. “Nós oferecemos uma capacitação referente aos cuidados do portador de Alzheimer. O que é a doença? Os principais sintomas? Como lidar com isso diariamente”. 

Os funcionários, conta Avanzi, participaram ainda de uma dinâmica onde puderam “experenciar” a sensação de quem convive com a doença. “Fizemos um tour virtual para que eles observassem e sentissem alterações de visão, da perda da função motora, da sensibilidade e da audição. Isso é importante para saber o porquê de nem sempre o paciente colaborar com os cuidados”.

A doença, mais comum em idosos acima dos 65 anos, é uma perda de funções cognitivas causada pela morte de células cerebrais. É possível conter o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, se detectada em estágio inicial.

“A prevenção basicamente é atividade física e trabalhar a memoria através de exercícios pra estimular a memória, ler jornais, fazer palavras cruzadas e atividades motoras”, explica a professora Avanzi, que em 2015 esteve na Carolina do Norte, nos EUA, para participar de um curso de especialização em Alzheimer.abrigo3 fema

Fundada em 20 de julho de 1990, a Associação de Abrigo a Idosos atende cerca de 40 pessoas. O objetivo principal é oferecer assistência social assegurando ao residente uma boa qualidade de vida com infraestrutura na área de saúde, lazer e entretenimento.

A entidade não tem fins lucrativos, por isso a participação da sociedade é fundamental em setores como alimentação, higiene, vestuário. A Associação de Abrigo a Idosos fica na rua Bonfim, 68, na Vila Progresso. Para mais informações e saber como colaborar, a instituição disponibiliza o telefone 3421-7475 e o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

LEIA MAIS NOTÍCIAS

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top