Main Menu

Conheça a Fema

PAPÉIS DE DESTAQUE

Prof. Campanatti assume posição no CREA-SP

Leia mais

QUÍMICA EXPERIMENTAL

Inscrições abertas para a 38ª edição do curso

Leia mais

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

MEDICINA

FEMA/IMESA realiza III Pré-fórum de Medicina

Leia mais

ESPAÇO ABERTO

FEMA recebe estudantes de escola de Tarumã

Leia mais

VISITA À FEIRA

Estudantes expandem horizontes na FEICON

Leia mais

INSCRIÇÕES ABERTAS

2ª Semana de Engenharia e Arquitetura

Leia mais

SEMANA ACADÊMICA

FEMA realiza a VI Jornada de Fisioterapia

Leia mais

DIREITO ELEITORAL

Alunos se destacam em concurso nacional

Leia mais

MAQUETES

Estudantes expõem trabalhos da disciplina

Leia mais

FEMA PARTICIPA

7º Encontro do Dia Mundial da Saúde em Assis

Leia mais

ACÃO SOCIAL

Estudantes visitam o Abrigo a Idosos de Assis

Leia mais

medicina secretaria tercaMedicina é recebida pela Secretária da Saúde

Denise Carvalho explicou como funciona o Sistema de Saúde de Assis

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

A secretária de Saúde Denise Fernandes Carvalho conversou com alunos da faculdade de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis nessa semana. A palestra aconteceu na sede da secretaria, na terça e quinta-feira. Participaram também parte da equipe gestora da saúde, o coordenador da graduação, Jairo César dos Reis, professores e preceptores.

O foco central do encontro foi proporcionar aos estudantes uma visão macro do Sistema de Saúde Pública do munícipio. Na abertura, Denise Carvalho destacou a importância dessa aproximação da Medicina da Fema com a Saúde de Assis. “Estamos plantando uma semente na saúde municipal. Precisamos de mais médicos clínicos”.

A secretária apresentou as principais ações desenvolvidas e lembrou que o SUS, o Sistema Único de Saúde, é muito mais do que atendimento aos pacientes. “Não é só consulta médica. É preciso trabalhar, coletar, levantar as informações dos pacientes na comunidade. O SUS faz controle alimentar, controle de água, vacinas”.

Assis atualmente conta com Unidade de Pronto Atendimento, Unidades Básicas de Saúde, Experiências Saúde da Família, Pronto Socorro e iniciativas próprias como o projeto Germinar.

medicina secretaria quintaEsses programas integram a rede da Atenção Básica, na qual a prioridade é trabalhar a prevenção e não somente o tratamento das doenças. “Precisamos levar ao médico clínico-geral todas as informações da comunidade. Buscar, registrar junto aos pacientes dados de problemas como hipertensão, diabetes, acompanhar gestantes e crianças”, ressalta a secretária da Saúde, que reconheceu a dificuldade de fazer esse trabalho. “A UPA não é ter só plantonistas. É fazer uma ponte com a Atenção Básica.”

A secretária também trouxe dados positivos do serviço de saúde municipal. “Em um ano, diminuímos em 28% o número de óbitos na Rede de Urgência e Emergência, e a mortalidade infantil caiu de 14% para 9%”.

A palestra com a secretaria Denise Carvalho deu sequencia à parceria entre a faculdade de Medicina da Fema e o Sistema de Saúde Pública municipal. Em março, os alunos passaram a conhecer as unidades da Estratégia Saúde da Família, ESF. Em 10 grupos com oito alunos cada, supervisionados por preceptores e professores, os estudantes vão às ESF uma vez por semana, visitam a comunidade, conversam com pacientes. O objetivo é que os grupos atuem no mesmo local durante os próximos quatro anos.

 

    

LEIA MAIS NOTÍCIAS

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top