Main Menu

Conheça a Fema

PAPÉIS DE DESTAQUE

Prof. Campanatti assume posição no CREA-SP

Leia mais

QUÍMICA EXPERIMENTAL

Inscrições abertas para a 38ª edição do curso

Leia mais

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

MEDICINA

FEMA/IMESA realiza III Pré-fórum de Medicina

Leia mais

ESPAÇO ABERTO

FEMA recebe estudantes de escola de Tarumã

Leia mais

VISITA À FEIRA

Estudantes expandem horizontes na FEICON

Leia mais

INSCRIÇÕES ABERTAS

2ª Semana de Engenharia e Arquitetura

Leia mais

SEMANA ACADÊMICA

FEMA realiza a VI Jornada de Fisioterapia

Leia mais

DIREITO ELEITORAL

Alunos se destacam em concurso nacional

Leia mais

MAQUETES

Estudantes expõem trabalhos da disciplina

Leia mais

FEMA PARTICIPA

7º Encontro do Dia Mundial da Saúde em Assis

Leia mais

ACÃO SOCIAL

Estudantes visitam o Abrigo a Idosos de Assis

Leia mais

aadvar1Informática adaptada na Fema

Computadores auxiliam deficientes visuais da AADVAR

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

A Fema, engajada em promover a qualidade de vida na comunidade, mantém importante parceria com a AADVAR, a Associação de Amigos e Deficientes Visuais de Assis e Região.

Desde o início do ano, a instituição cede espaço do bloco 7 para aulas de Informática Adaptada às segundas à tarde. Softwares são especialmente instalados para os associados, com dois leitores de tela e um outro para navegação.

“Utilizamos um sistema de voz para orientar a navegação do aluno no computador”, explica a professora Lisandra Correa. “São aulas bem específicas, com uma turma reduzida, para darmos uma atenção bem personalizada para cada um”.

A AADVAR surgiu em 2007 e tem atualmente 150 usuários e dezenas de voluntários. O objetivo é proporcionar uma melhor qualidade de vida aos associados. Além de projetos voltados à área educacional, como a Informática Adaptada, o ensino do braille e a orientação e mobilidade, atividades ligadas ao lazer e ao entretenimento também são oferecidas.

aadvar2A associação depende de parceiros como empresas e instituições para se manter. “Agradeço a Fema que está conosco desde 2013. Queremos oferecer nosso trabalho para mais gente, por isso é importante a colaboração da Fema”, explica a assistente social Lucinei das Neves. “’É por meio dos apoiadores que conseguimos, por exemplo, equipamentos, como bengalas e lupas”.

Para se tornar um associado e participar das atividades, o deficiente visual passa por uma consulta médica. Após a avaliação, um cadastro é feito e a adesão é confirmada. A associação está localizada na rua Dom José Lázaro Neves, 414, no centro. Mais informações, no telefone 18 3321-7144 e também na página da AADVAR no Facebook.

 

Feijoada

Neste sábado, dia 9, acontece a 3ª Feijoada da AADVAR. O valor é de R$ 30,00 para 1,5 kg, sem acompanhamento. Os interessados devem retirar o prato na sede da APAE, das 11h às 15h.

“Esses eventos nos ajudam muito financeiramente, porque somos uma associação sem fins lucrativos”, lembra Lucinei das Neves. A 3ª Feijoada tem o apoio do Rotary Assis.

    

LEIA MAIS NOTÍCIAS

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top