FISIOTERAPIA

Professoras são reconhecidas pelo COFFITO

Leia mais

DIREITO

Estudantes participam de Congresso da OAB

Leia mais

FISIO NO CANADÁ

Fisioterapeuta compartilha sua experiência

Leia mais

GOU FEMA

Conheça o Grupo de Oração Universitário

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realiza quinta edição do encontro

Leia mais

FISIOTERAPIA

Alunos e professora realizam palestra no HRA

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO

Alunos recebem palestra sobre ODS da ONU

Leia mais

DIREITO

Professor participa de Congresso da OAB

Leia mais

FEMA IN TECH

Evento promove inovação e tecnologia

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realizará evento nesta próxima sexta

Leia mais

FEMA ROBÓTICA

FEMA realiza aula inaugural do projeto

Leia mais

HOMENAGEM

Prof. Mary se despede da coordenação

Leia mais

esfcohab1Ação contra Sífilis na ESF Cohab IV

Atividades integram plano de prevenção á doença que registrou crescimento

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

Na manhã de quinta-feira, 9, alunos da faculdade de Medicina da Fema deram sequencia às atividades de prevenção contra a sífilis na ESF Cohab IV. O grupo ministrou palestra e ofereceu café-da-manhã.

Desde abril, os estudantes desenvolvem ações nas dez unidades da Estratégia de Saúde da Família em parceria com a Secretaria da Saúde de Assis. “Após uma palestra com o GIPA, o Grupo Integrado de Atenção e Prevenção, ficou estabelecido que nós, alunos, faríamos atividades nas unidades das quais participamos”, explica a estudante Tamara Souza.

O trabalho de prevenção surgiu após constatação do aumento de casos de gestantes com a doença no município. O contágio da bactéria causadora se dá através de relações sexuais e também da transmissão da mãe para o filho durante a gravidez.

Na ESF Cohab IV, os alunos se deslocaram pela comunidade durante três semanas alertando sobre a doença e convidando os moradores para o bate-papo na unidade. No dia da ação, o professor de Enfermagem da Fema, Daniel Augusto, conversou com os participantes, que também puderam fazer o teste rápido.

esfcohab2O paciente que recebe o diagnóstico positivo é encaminhado até o GIPA para um exame de sangue mais detalhado. “O tratamento é a base de penicilina, ou a famosa benzetacil. Após algumas doses, o teste é refeito”, explica Daniel Augusto.

A sífilis é uma DST, Doença Sexualmente Transmissível. Um dos primeiros sinais é o aparecimento de pequenas feridas no pênis, vagina ou ânus. Se não for tratado, o quadro evolui e pode afetar coração, fígado e  sistema nervoso central. O método preventivo mais eficaz é o uso da camisinha,

Em alguns casos, as feridas até desaparecem, no entanto, a doença continua ativa. “A sífilis pode demorar até 40 anos para se manifestar, por isso a qualquer vestígio devemos procurar auxílio médico”, alerta Daniel Augusto.

O teste rápido de sífilis está disponível em todas as unidades ESF do munícipio. “Com apenas uma picadinha no dedo, o sangue é coletado e analisado. O exame é rápido e sigiloso”, diz Tamara Souza.

 

ESF

A Estratégia Saúde da Família é uma evolução do Programa Saúde da Família, implantado pelo Ministério da Saúde em 1994.

Na cidade de Assis, o projeto teve início em 1995. A ESF é composta por um médico generalista, enfermeiros, auxiliares e agentes comunitários, e passaram a contar com a participação da Medicina da Fema desde março de 2016.

Os profissionais trabalham não apenas no atendimento aos pacientes, mas também realizam atividades de prevenção e mapeamento das vulnerabilidades específicas de cada território.

 

LEIA MAIS NOTÍCIAS

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top