Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

FEMA ROBÓTICA

Turma do Programa completa um mês

Leia mais

MEDICINA

Professora apresenta pesquisas no 13º GERP

Leia mais

QUÍMICA EXPERIMENTAL

Inscrições abertas para a 38ª edição do curso

Leia mais

PAPÉIS DE DESTAQUE

Prof. Campanatti assume posição no CREA-SP

Leia mais

MEDICINA

FEMA/IMESA realiza III Pré-fórum de Medicina

Leia mais

ESPAÇO ABERTO

FEMA recebe estudantes de escola de Tarumã

Leia mais

VISITA À FEIRA

Estudantes expandem horizontes na FEICON

Leia mais

INSCRIÇÕES ABERTAS

2ª Semana de Engenharia e Arquitetura

Leia mais

SEMANA ACADÊMICA

FEMA realiza a VI Jornada de Fisioterapia

Leia mais

DIREITO ELEITORAL

Alunos se destacam em concurso nacional

Leia mais

MAQUETES

Estudantes expõem trabalhos da disciplina

Leia mais

Simulaçao Taruma1Liga do Trauma faz simulação em Tarumã

Técnicos do pronto atendimento atualizaram seus conhecimentos

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

No sábado, 4 de junho, a Liga do Trauma do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Munícipio de Assis – Fema realizou mais um treinamento. Dessa vez, o grupo participou de uma simulação junto com técnicos da área da saúde de Tarumã.

O objetivo é atualizar o bom trabalho que os técnicos e condutores do Pronto Atendimento, PA, da cidade já desempenham. A inciativa da ação partiu do SAMU, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, parceiro da Liga do Trauma. Voluntários e estagiários da graduação da faculdade também colaboraram nas atividades.

A situação criada foi um acidente de trânsito, envolvendo carros e moto. Os profissionais fizeram o resgate das oito vítimas, que, inclusive, foram transportadas pelas três ambulâncias cedidas especialmente para o treinamento.

Moradores acompanharam a movimentação. “Houve relatos de pessoas que choraram, de outros que riram. Vi algumas crianças e eu dizia para elas que o acidente não era de verdade”, conta Helena Britto, aluna da Enfermagem e integrante da Liga. “Foi uma simulação ‘desesperadora’, ‘real’, dada à riqueza de detalhes.”

Simulaçao Taruma2Simulaçao TarumaPara oferecer esse ‘realismo’, a simulação contou com um grande aparato. Uma rua central de Tarumã, próxima à prefeitura, foi interditada; voluntários emprestaram os veículos; prancha, maca, colar cervical, luvas, tudo cedido pela PA. As vítimas, sete mulheres, uma delas ‘grávida’, e um homem, foram maquiados.

Antes do treino prático, os profissionais passaram por uma rápida capacitação. Com isso, durante a simulação, quesitos relacionados ao atendimento de urgência e emergência puderam ser avaliados, como a imobilização correta, o transporte, o tempo de resposta do salvamento, a chegada ao Pronto Atendimento, dentre outros procedimentos.

A Liga do Trauma foi criada em outubro de 2015. O grupo, formado por estudantes e professores da Enfermagem, desenvolve treinamentos e palestras. Em apenas oito meses de existência, já fez apresentações nas cidades de Ibirarema, Ourinhos, Palmital, além de Assis. Em março, a equipe foi ampliada para receber os alunos da faculdade de Medicina.

 

LEIA MAIS NOTÍCIAS

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top