Main Menu

Conheça a Fema

PAPÉIS DE DESTAQUE

Prof. Campanatti assume posição no CREA-SP

Leia mais

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

MEDICINA

FEMA/IMESA realiza III Pré-fórum de Medicina

Leia mais

ESPAÇO ABERTO

FEMA recebe estudantes de escola de Tarumã

Leia mais

VISITA À FEIRA

Estudantes expandem horizontes na FEICON

Leia mais

INSCRIÇÕES ABERTAS

2ª Semana de Engenharia e Arquitetura

Leia mais

SEMANA ACADÊMICA

FEMA realiza a VI Jornada de Fisioterapia

Leia mais

DIREITO ELEITORAL

Alunos se destacam em concurso nacional

Leia mais

MAQUETES

Estudantes expõem trabalhos da disciplina

Leia mais

FEMA PARTICIPA

7º Encontro do Dia Mundial da Saúde em Assis

Leia mais

ACÃO SOCIAL

Estudantes visitam o Abrigo a Idosos de Assis

Leia mais

PET-SAÚDE

Inscreva-se já e conquiste a sua bolsa

Leia mais

femarondon colacaoAlunos do projeto FemaRondon recebem certificado

Em cerimônia de colação, participantes destacam o caráter transformador do programa

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

No sábado, dia 2 de abril, os alunos da Fundação Educacional do Município de Assis, que participaram do FemaRondon 2015, receberam certificado em cerimônia no anfiteatro, com a presença de professores, amigos e familiares.

Com o lema “União, Força e Transformação”, ao todo, 20 alunos fizeram ações em Ibirarema, no Vale do Paranapanema, no ano passado. No munícipio, diversas atividades foram desempenhadas nas áreas de Saúde, Educação e Turismo, em parceria com a Prefeitura.

Na solenidade, a professora e vice-diretora da Fema/Imesa, Elizete Melo, falou emocionada do caráter humano do projeto. “É uma formação cidadã, que vai além das áreas que contemplam as graduações. Somos privilegiados em formação, informação e aptidão no compromisso com o amor ao próximo”.

O FemaRondon tem um carácter multidisciplinar com o intuito de extrair de cada uma das graduações elementos que sejam facilitadores para que a comunidade e seus habitantes se transformem enquanto seres humanos. “O objetivo é formar multiplicadores pelas comunidades por onde passamos. É preparar a população para que as atividades sejam mantidas mesmo após o encerramento do projeto”, explica o coordenador do programa, o professor Osmar Aparecido Machado.

Os integrantes do FemaRondon, antes de irem à campo, passam por longas reuniões e, supervisionados pelos professores, traçam as atividades a serem oferecidas de acordo com as necessidades da região trabalhada. Em uma segunda etapa, o grupo viaja ao local e se estabelece durante alguns dias para a realização prática do projeto.

femarondon ibiraremaEm Ibirarema, a aluna da Fotografia, Rafaela Messias, atuou na divulgação dos eventos. “Foi um privilégio poder interagir com os moradores e mostrar para todos uma outra visão da comunidade em que vivem”.

Adecildo Bezerra da Silva, estudante do Direito, que ministrou oficinas na cidade, exaltou a essência transformadora do FemaRondon. “Quando soube do projeto, me empolguei e decidi participar. Foi maravilhoso, apaixonante. A gente ganha mais do que dá. Saber que você é útil e pode ajudar o próximo é recompensador”.

O FemaRondon passou a integrar o calendário da fundação por iniciativa de estudantes e professores. Em 2010, após acompanhar o Projeto Rondon, do Ministério da Defesa, o professor Osmar Aparecido Machado notou que os problemas enfrentados em comunidades visitadas nos estados de Goiás, Tocantins e Pernambuco eram semelhantes aos vividos em Assis e região. “Isso nos motivou a criar algo semelhante”.

Ainda que os alunos selecionados para o programa acumulem horas de atividades com esse curso de extensão, os ganhos dos participantes são imensuráveis. A estudante de Enfermagem, que ofereceu a Ibirarema palestras na área da Saúde, resume a importância de se engajar em ações sociais. “Faz a gente crescer espiritualmente. A melhor escolha que você faz no seu período de faculdade é participar do FemaRondon. Compensa muito”.

Além da vice-diretora Elizete Melo e do professor Osmar Aparecido Machado, da Informática, compuseram a mesa da colação no anfiteatro da Fema os professores Maria Angélica Lacerda Marin Dassi, do Direito, Jairo da Silva, da Administração, e Maria José Caetano Ferreira Damasceno, do curso de Enfermagem.

 

LEIA MAIS NOTÍCIAS

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top