Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

INSCRIÇÕES ABERTAS

2ª Semana de Engenharia e Arquitetura

Leia mais

SEMANA ACADÊMICA

FEMA realiza a VI Jornada de Fisioterapia

Leia mais

DIREITO ELEITORAL

Alunos se destacam em concurso nacional

Leia mais

MAQUETES

Estudantes expõem trabalhos da disciplina

Leia mais

FEMA PARTICIPA

7º Encontro do Dia Mundial da Saúde em Assis

Leia mais

ACÃO SOCIAL

Estudantes visitam o Abrigo a Idosos de Assis

Leia mais

PET-SAÚDE

Inscreva-se já e conquiste a sua bolsa

Leia mais

CERIMÔNIA DO JALECO

T16 do curso celebra a Cerimônia do Jaleco

Leia mais

FEMA + ALEGRIA

Projeto abre novas vagas para estudantes

Leia mais

MEDICINA

Curso se engaja em atividades na comunidade

Leia mais

PARCERIA

FEMA e APM juntas pela formação médica

Leia mais

fehidroFema assina novo financiamento com o Fehidro

Projeto vai analisar qualidade da água das nascentes urbanas de Assis

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

Recentemente, a Fundação Educacional do Município de Assis – Fema assinou contrato junto ao Fehidro, Fundo Estadual de Recursos Hídricos, para estudo que vai analisar a qualidade da água das nove nascentes urbanas de Assis.

O valor do financiamento, R$ 200.642,10, será utilizado para a compra de uma sonda para análise de sete parâmetros no próprio local de coleta. Um desses parâmetros é o oxigênio dissolvido, que verifica a quantidade de oxigênio na água das nascentes.

O projeto foi enviado ao comitê de bacias em 2015 e aprovado no mesmo ano. Por questões de ordem burocrática, a assinatura do convênio se deu apenas em março de 2016. O responsável legal é o presidente do Conselho Curador da Fema, o professor Ulysses Telles Guariba Netto, e a professora Patrícia Cavani Martins de Mello responde à parte técnica da pesquisa.

É a primeira vez que um estudo dessa natureza é realizado no município. A execução caberá ao Cepeci, o Centro de Pesquisas de Ciências. A proposta levou em conta o projeto de revitalização das nascentes urbanas apresentado pela Secretaria do Meio-Ambiente de Assis. O Cepeci compartilhará os resultados da pesquisa junto à secretaria.

Esse é o segundo financiamento entre Fema e Fehidro em 2016. Em fevereiro, foram liberados recursos para um outro estudo que está avaliando a qualidade das águas na sub-bacia do Pari, no médio Paranapanema, e a quantidade de metais presentes.

Os profissionais envolvidos em ambos os estudos têm 12 meses para apresentar um relatório final, e assim a última parcela é liberada (na primeira parcela, 90% do valor é fornecido).

O Fehidro atua como fomentador de recursos financeiros, porém cabem aos agentes técnicos acompanhar o projeto. Nas linhas de pesquisa em andamento no Cepeci da Fema, caberá a Cetesb, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, o monitoramento dos projetos.

O Centro de Pesquisas de Ciências conta com linhas de estudos na área da qualidade de água e alimentos. Analisa, ainda, a qualidade dos produtos agropecuários e das sementes. O setor é formado atualmente por três técnicos e seis estagiários do curso de Química Industrial.

 

LEIA MAIS NOTÍCIAS

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top