FISIOTERAPIA

Professoras são reconhecidas pelo COFFITO

Leia mais

DIREITO

Estudantes participam de Congresso da OAB

Leia mais

FISIO NO CANADÁ

Fisioterapeuta compartilha sua experiência

Leia mais

GOU FEMA

Conheça o Grupo de Oração Universitário

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realiza quinta edição do encontro

Leia mais

FISIOTERAPIA

Alunos e professora realizam palestra no HRA

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO

Alunos recebem palestra sobre ODS da ONU

Leia mais

DIREITO

Professor participa de Congresso da OAB

Leia mais

FEMA IN TECH

Evento promove inovação e tecnologia

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realizará evento nesta próxima sexta

Leia mais

FEMA ROBÓTICA

FEMA realiza aula inaugural do projeto

Leia mais

HOMENAGEM

Prof. Mary se despede da coordenação

Leia mais

sabespAlunos de Química visitam Sabesp de Assis

Estudantes, acompanhados da professora Patrícia Cavani, foram orientados sobre os processos de tratamento de água e esgoto e puderam observar o funcionamento de cada etapa

Por Glauciana Nunes
Assessoria de Comunicação FEMA

 

 

Alunos do curso de Química Industrial da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizaram uma visita técnica à estação de tratamento de água da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) de Assis, na quinta-feira, dia 4 de abril de 2019.

 

Orientados pelo técnico em sistema de saneamento formado pela FEMA em 2013, Gabriel Bedinotte, os alunos acompanharam todo o processo de tratamento da água, desde o processo de cloração, que torna o líquido apto ao consumo, até o processo de armazenamento. Instruídos das finalidades e importância de cada etapa, os alunos também tiveram acesso a informações sobre os níveis de consumo da população de Assis que se equipara às outras cidades do estado.

 

No laboratório da Companhia e do sistema monitoramento de distribuição, os estudantes puderam observar o controle de qualidade feito na água que é consumida na cidade. A informatização do mesmo, permite que a Sabesp tenha o controle de suas instalações, prevenindo mau funcionamento e danos causados por vandalismo.

 

Patrícia Cavani, professora do curso de Química da FEMA, quem acompanhou os alunos à visita, disse que essas experiências são importantes, pois são um adicional na formação dos alunos e contribuem com a orientação profissional dos mesmos. "Eles viram o campo de atuação do Químico, na área de prestação de serviços, e comprovaram a presença e importância da Química, no cotidiano da população”, salientou Patrícia. 

 

Sobre a estação de tratamento da Sabesp

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), fundada há 45 anos, atua em serviços de abastecimento de água e de coleta de esgotos em 371 dos 645 municípios paulistas, incluindo a capital, oferecendo seus serviços a vinte e seis milhões de pessoas. Para realizar o tratamento da água são necessárias 9 etapas, que atuam na desinfecção da água coletada e realizam tratamento com componentes químicos para que ela volte para as casas apta ao consumo.

 

Já para o tratamento de esgoto, que consiste na remoção de poluentes, a Sabesp adota diferentes processos para tratamento, dependendo do tipo de situação, o método a ser utilizado depende das características físicas, químicas e biológicas.

 

A água tratada não fica apta ao consumo, mas pode ser utilizada para lavar ruas, praças e regar jardins. No Interior, além das estações convencionais a Sabesp dispõe de lagoas de tratamento. Já no Litoral, as instalações adotam o método de lodos ativados e em algumas cidades há emissários submarino para lançar os esgotos tratados no mar.

 

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top