• FEMAvestibular
  • estudo-hot-site-bolsas
  • fema-guia-do-estudante-estadao-3b

 vestibular fema 2020

Inscrições Abertas

11 Cursos de Graduação

Prova dia 14/11 às 20h

INSCRICAO 

lampadaPassagem da Lâmpada emociona alunos

Tradicional cerimônia marca o início dos estágios práticos dos alunos do quarto ano. Professores, estudantes e familiares participaram de emocionante ato ecumênico

 

Por Glauciana Nunes

Assessoria de Comunicação FEMA

 

 

A tradicional cerimônia de Passagem da Lâmpada, do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) aconteceu no dia 8 de março de 2019, na Primeira Igreja Presbiteriana de Assis. O ato ecumênico teve a presença de, 100 pessoas, aproximadamente, dentre eles alunos dos quartos e quintos anos de Enfermagem da FEMA e seus familiares, além de professores e supervisores de estágio.

 

A cerimônia de Passagem da Lâmpada é uma tradição entre algumas graduações de Enfermagem no Brasil e a FEMA realiza o evento há vários anos, já que ele representa uma simbologia importante para os estudantes do quarto ano, que estão prestes a iniciar o estágio prático nas unidades de saúde da cidade, como hospitais, ambulatórios e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

 

A tradição da Passagem da Lâmpada nasceu com a enfermeira Florence Nightingale, da aristocracia inglesa, em 1854, e graças a seu empenho, cuidou dos soldados feridos na Guerra da Crimeia. Conta a história, que todas as noites ela percorria os dormitórios dos soldados machucados com uma lâmpada à óleo nas mãos, para ver seus pacientes, por isso ficou conhecida como “A Dama da Lâmpada”.

 

O ato simbólico, quando os alunos do quinto ano passam a lâmpada para os alunos do quarto, dias antes deles iniciarem os estágios práticos, representa a ideia de manterem acesa a “chama” da busca constante do conhecimento científico e a responsabilidade do acolhimento e do cuidado com o ser humano.

 

Para a professora mestra Fernanda Cenci, coordenadora do curso de Enfermagem da FEMA, o evento foi super esperado pelos alunos. “Como a Passagem da Lâmpada é uma tradição e uma cerimônia muito bonita, os alunos esperam com ansiedade e participam ativamente do evento. Neste ano o ato ecumênico foi bonito e emocionante”, falou Fernanda.

 

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Back to top