ADA LOVELACE

FEMA realizará evento nesta próxima sexta

Leia mais

FEMA ROBÓTICA

FEMA realiza aula inaugural do projeto

Leia mais

HOMENAGEM

Prof. Mary se despede da coordenação

Leia mais

CUIDADOS PALIATIVOS

Professora participa de palestra no HRA

Leia mais

PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA

Egressa tem estudo em revista internacional

Leia mais

FISIOTERAPIA

Projeto de pesquisa aprovado pela FAPESP

Leia mais

ENFERMAGEM

Professora é banca avaliadora na UNESP

Leia mais

CLÍNICA-ESCOLA

Alunos participam de capacitação do SIRESP

Leia mais

QUÍMICA

Egressos são aprovados em mestrado

Leia mais

FEMA ROBÓTICA

Inscrições abertas para estudantes da região

Leia mais

CONSELHO CURADOR

FEMA tem as contas de 2023 aprovadas

Leia mais

INFORMÁTICA

Professor integra banca avaliadora da USP

Leia mais

enfermagemEnfermagem em ação na Casa da Criança


Quinto ano de Enfermagem da FEMA realiza atividade na Casa da Criança sobre a importância do autocuidado na prevenção de doenças transmissíveis, como a infestação por piolhos

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

Assessoria de Comunicação FEMA

 

Nesta primeira semana do mês de novembro, no dia 06, a quinta série do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) esteve presente na Casa da Criança, em Assis, com professores e alunos, para realizar uma atividade. Crianças de 6 a 11 anos de idade participaram e aprenderam sobre a importância do autocuidado na prevenção de doenças transmissíveis, como a pediculose, a infestação por piolhos.

 

Com o verão, a transmissão pelo inseto piolho aumenta. Temperaturas elevadas aceleram o crescimento do inseto, dessa forma, sua incidência é maior nessa época do ano. Por isso, existe a preocupação das Instituições de Ensino em combater a doença, já que o contato físico entre as crianças é maior, principalmente nas creches e escolas.

 

Ao contrário do que muitos pensam, o piolho não voa, nem salta. Ele é transmitido de pessoa para pessoa, por meio do contato próximo ou ao compartilhar utensílios de uso pessoal, como pentes ou elásticos para amarrar o cabelo” disse a professora Adriana Avanzi Marques Pinto, que leciona na graduação da FEMA.

 

Ou seja, a contração da doença não está ligada à falta de higiene e dessa forma qualquer pessoa pode ter. “Existe o preconceito de que pessoas com o cuidado de higiene precário estão mais suscetíveis à doença. Por incrível que pareça, o piolho gosta de local limpo”, explicou a professora.

 

A ação na Casa da Criança foi finalizada com uma atividade lúdica, na forma de teatro, o qual ensinou para as crianças a importância do autocuidado, como sempre tomar banhos e lavar as mãos. “O grupo de estágio que realizou essa atividade já realiza outras na Estratégia Saúde da Família (ESF), unidade Vitória. Assim, o quinto ano de Enfermagem da FEMA fecha seu ciclo com chave de ouro”, finalizou Adriana.

 

enfermagem

 

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top