• FEMAvestibular
  • estudo-hot-site-bolsas
  • fema-guia-do-estudante-estadao-3b

 vestibular fema 2020

Inscrições Abertas

11 Cursos de Graduação

Prova dia 14/11 às 20h

INSCRICAO 

dedebancoideiaFEMA em evento de Engenharia de Software


O professor doutor Luiz Ricardo Begosso esteve em um congresso sobre Engenharia de Software, na Polônia, de 9 a 12 de setembro de 2018, a fim de apresentar um trabalho fruto de Pesquisa Científica, realizado por alunos do curso de Ciência da Computação da FEMA, com orientação dele e dos professores Luiz Carlos Begosso e Douglas Sanches da Cunha

 Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

Assessoria de Comunicação FEMA

 

O professor doutor Luiz Ricardo Begosso, coordenador do Centro de Pesquisas em Informática (Cepein) da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), participou do congresso Federated Conference on Computer Science and Information Systems (FedCSIS). O evento aconteceu na cidade de Poznan, na Polônia, de 9 a 12 de setembro de 2018.

 

No congresso, o professor apresentou os resultados de um trabalho desenvolvido na Instituição junto com outros dois professores, o professor doutor Luiz Carlos Begosso e o professor mestre Douglas Sanches da Cunha. Três alunos do curso de Ciência da Computação também estão envolvidos na pesquisa: João Victor Pereira Pinto, Lucas Teixeira de Lemos e Michel Gargel Nunes.

 

A apresentação aconteceu durante o 38º IEEE Software Engineering Workshop, que é um dos eventos do congresso, já que esse é um agrupado de 23 áreas temáticas. O trabalho apresentado, intitulado “The Use of Gamification for Teaching Algorithms”, é fruto de um projeto de Iniciação Científica da FEMA, conduzido pelos alunos e com a orientação dos dois professores do curso.

 

O objetivo foi apresentar os resultados do uso de conceitos de gamificação no ambiente virtual de apoio à aprendizagem Moodle, com o foco em auxiliar e incentivar os alunos das séries iniciais dos cursos de Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas no aprendizado de algoritmos e lógica de programação”, explicou o professor Luiz Ricardo Begosso.

 

“Gamificar” seria usar elementos e mecânicas de jogos em algum outro contexto, sendo uma tática muito utilizada em ambientes empresariais para treinar ou motivar seus funcionários. Neste projeto, módulos com características de gamificação foram implementados para auxiliar os alunos nos estudos de conceitos de algoritmos, estruturas de dados e ponteiros.

 

Diversos plugins foram utilizados, como HotPotatoes, Games, LevelUp e Badges. As aulas virtuais foram criadas e vários jogos foram implementados, como jogo da forca, palavras cruzadas, criptex, entre outros.

 

O LevelUp, que significa “subir de nível”, foi utilizado com o objetivo de gamificar a experiência de aprendizagem dos alunos, permitindo a obtenção de pontos de experiência para evoluir de nível em seus cursos. Os badges, que seriam uma espécie de medalha, foram usados para motivar os alunos em suas conquistas e mostrar seu progresso.

 

IEEE Software Engineering Workshop

O IEEE Software Engineering Workshop é o mais antigo evento de Engenharia de Software do mundo, tendo sua primeira edição realizada em 1969. Ele foi originalmente criado como o Workshop de Engenharia de Software da NASA, agência espacial americana, sendo focado em questões de engenharia de software relevantes para tal empresa e a indústria espacial.

 

Após sua 25ª edição, tornou-se o Workshop de Engenharia de Software da NASA/IEEE e expandiu sua abrangência para abordar outras áreas da engenharia de software, com ênfase em questões práticas, experiência industrial e estudos de caso, além de trabalhos técnicos tradicionais. Desde a sua 31ª edição, foi patrocinado pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) e continuou ampliando suas áreas de interesse. 

 

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Back to top