• FEMAvestibular
  • estudo-hot-site-bolsas
  • fema-guia-do-estudante-estadao-3b

 vestibular fema 2020

Inscrições Abertas

11 Cursos de Graduação

Prova dia 14/11 às 20h

INSCRICAO 

pesquisa científicaProfessora da FEMA recebe Menção Honrosa


A professora da FEMA, Maria José Caetano F. Damaceno, participa de congresso em Fortaleza-CE, que reúne representantes da comunidade científica internacional e recebe Menção Honrosa pela pesquisa sobre o envelhecimento populacional, que submeteu e discutiu durante o evento

 Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

Assessoria de Comunicação FEMA

 

O Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ) é um evento anual que reúne representantes da comunidade científica internacional e em 2018 aconteceu a sua 7ª edição, de 10 a 13 de julho, em Fortaleza-CE. A professora mestra Maria José Caetano F. Damaceno, que leciona nos cursos de Enfermagem e Medicina, da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), participou desse evento e recebeu Menção Honrosa pela pesquisa científica que foi submetida e discutida na modalidade oral.

 

O trabalho intitulado “O Envelhecimento no Cenário da Estratégia Saúde da Família: análise temática dos Gestores e Profissionais” trata sobre as consequências e os cuidados que se deve ter sobre um fenômeno que o país está vivenciando: o envelhecimento populacional. “É de suma importância a participação em um encontro como esse, é momento de se atualizar, bem como tem possibilitado compartilhar minhas pesquisas em envelhecimento humano, em todos os seus âmbitos”, disse a professora.

 

Maria José explica também que, não apenas a assistência previdenciária será afetada, mas outros setores também, como a saúde. O qual necessita apoderar- se de elementos para a gestão do cuidado, já que, com o envelhecimento populacional, a incidência de doenças crônicas tende a elevar-se. “Nesse sentido, para a promoção do envelhecimento ativo e saudável da sociedade é imprescindível atentar-se além das diretrizes da Política Nacional de Atenção ao Idoso (PNSI), como por exemplo, a concepção dos profissionais da saúde sobre o processo de envelhecer.”, falou Maria José. Para finalizar, a professora convida à reflexão: “Como cada de nós está visualizando o idoso em seu meio social?

 

A professora da FEMA também participou do mesmo congresso em 2017 na Espanha, debatendo pesquisa que aborda as dificuldades enfrentadas para a efetivação da PNSI em nosso país. Para o ano de 2019, o encontro está programado para acontecer em Lisboa (Portugal). O Congresso incentiva a submissão dos artigos científicos que focam nos diversos campos de aplicação na Investigação Qualitativa, podendo ser na Educação, Saúde, Ciências Sociais, Engenharia, Tecnologia e outros.

 

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Back to top