Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

DIREITO ELEITORAL

Alunos se destacam em concurso nacional

Leia mais

MAQUETES

Estudantes expõem trabalhos da disciplina

Leia mais

FEMA PARTICIPA

7º Encontro do Dia Mundial da Saúde em Assis

Leia mais

ACÃO SOCIAL

Estudantes visitam o Abrigo a Idosos de Assis

Leia mais

PET-SAÚDE

Inscreva-se já e conquiste a sua bolsa

Leia mais

CERIMÔNIA DO JALECO

T16 do curso celebra a Cerimônia do Jaleco

Leia mais

FEMA + ALEGRIA

Projeto abre novas vagas para estudantes

Leia mais

MEDICINA

Curso se engaja em atividades na comunidade

Leia mais

PARCERIA

FEMA e APM juntas pela formação médica

Leia mais

PUBLICIDADE

Estudantes realizam atividade no Avenida Max

Leia mais

FRAGILIDADE EM IDOSOS

Estudantes promovem ação sobre o tema

Leia mais

pesquisa científicaProfessora da FEMA recebe Menção Honrosa


A professora da FEMA, Maria José Caetano F. Damaceno, participa de congresso em Fortaleza-CE, que reúne representantes da comunidade científica internacional e recebe Menção Honrosa pela pesquisa sobre o envelhecimento populacional, que submeteu e discutiu durante o evento

 Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

Assessoria de Comunicação FEMA

 

O Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ) é um evento anual que reúne representantes da comunidade científica internacional e em 2018 aconteceu a sua 7ª edição, de 10 a 13 de julho, em Fortaleza-CE. A professora mestra Maria José Caetano F. Damaceno, que leciona nos cursos de Enfermagem e Medicina, da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), participou desse evento e recebeu Menção Honrosa pela pesquisa científica que foi submetida e discutida na modalidade oral.

 

O trabalho intitulado “O Envelhecimento no Cenário da Estratégia Saúde da Família: análise temática dos Gestores e Profissionais” trata sobre as consequências e os cuidados que se deve ter sobre um fenômeno que o país está vivenciando: o envelhecimento populacional. “É de suma importância a participação em um encontro como esse, é momento de se atualizar, bem como tem possibilitado compartilhar minhas pesquisas em envelhecimento humano, em todos os seus âmbitos”, disse a professora.

 

Maria José explica também que, não apenas a assistência previdenciária será afetada, mas outros setores também, como a saúde. O qual necessita apoderar- se de elementos para a gestão do cuidado, já que, com o envelhecimento populacional, a incidência de doenças crônicas tende a elevar-se. “Nesse sentido, para a promoção do envelhecimento ativo e saudável da sociedade é imprescindível atentar-se além das diretrizes da Política Nacional de Atenção ao Idoso (PNSI), como por exemplo, a concepção dos profissionais da saúde sobre o processo de envelhecer.”, falou Maria José. Para finalizar, a professora convida à reflexão: “Como cada de nós está visualizando o idoso em seu meio social?

 

A professora da FEMA também participou do mesmo congresso em 2017 na Espanha, debatendo pesquisa que aborda as dificuldades enfrentadas para a efetivação da PNSI em nosso país. Para o ano de 2019, o encontro está programado para acontecer em Lisboa (Portugal). O Congresso incentiva a submissão dos artigos científicos que focam nos diversos campos de aplicação na Investigação Qualitativa, podendo ser na Educação, Saúde, Ciências Sociais, Engenharia, Tecnologia e outros.

 

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top