• FEMAvestibular
  • estudo-hot-site-bolsas
  • fema-guia-do-estudante-estadao-3b

 vestibular fema 2020

Inscrições Abertas

11 Cursos de Graduação

Prova dia 14/11 às 20h

INSCRICAO 

setembroamareloMês de campanhas de prevenção ao suicídio


UPA, em parceria com a FEMA, adere ao Setembro Amarelo, que visa a prevenção ao suicídio. Para marcar a campanha de conscientização, haverá uma palestra na ACIA com o professor doutor João Fernando Marcolan, com o tema “O Comportamento Suicida na Sociedade Contemporânea”

 

 

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

Assessoria de Comunicação FEMA

 

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Assis, em parceria com a Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), aderiu à campanha Setembro Amarelo, que foca na prevenção ao suicídio. Pela primeira vez a UPA e a FEMA se engajam nesta luta, por conta dos altos índices de tentativas de suicídio levantados pelo setor de Vigilância Epidemiológica da UPA Assis.

 

José de Oliveira, chefe de departamento, e Luciana Almeida, da Vigilância Epidemiológica, ambos da UPA, frente aos altos números de pacientes com diagnóstico de tentativas de suicídio, decidiram pedir apoio à FEMA para levar adiante uma campanha. Encontraram apoio na professora mestra Rosangela Gonçalves da Silva, coordenadora do curso de Enfermagem, e em Elizete Mello da Silva, a professora Dedé, vice-presidente da Comissão de Ética em Pesquisas da FEMA e vereadora do município de Assis.

 

Para marcar a campanha de conscientização, haverá uma palestra na Associação Comercial e Industrial de Assis (ACIA) com o professor doutor João Fernando Marcolan, na qual será discutido o tema “O Comportamento Suicida na Sociedade Contemporânea”. O evento será no dia 6 de novembro, quinta-feira, às 19h30. As inscrições para participar da palestra, que é gratuita e aberta à comunidade em geral, podem ser realizadas através do site https://tiupa4.wixsite.com/uparuysilva.

 

João Fernando é formado na Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), pós doutor pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e atua como coordenador do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Saúde Mental (Gepism Unifesp). O professor também é autor do livro “Enfermagem em saúde mental e psiquiatria”.

 

Fernando é uma autoridade no assunto e a palestra será muito adequada para iniciarmos um debate em nossa cidade no que diz respeito ao cuidado e à prevenção ao suicídio, bem como falarmos também da saúde mental e da qualidade de vida que queremos dar aos nossos munícipes”, disse a vereadora e professora Dedé.

 

Sobre o Setembro Amarelo

O nono mês do ano é nacionalmente marcado pela campanha Setembro Amarelo, que foca na prevenção ao suicídio. Ela é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A campanha visa promover eventos ao longo do mês que envolvam discussões sobre o suicídio, divulgando e alertando sobre a importância em se falar sobre tal assunto tão delicado.

 

Serviço: Palestra “O Comportamento Suicida na Sociedade Contemporânea”, com o professor doutor João Fernando Marcolan

Data: Quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Hora: 19h30.

Local: Associação Comercial e Industrial de Assis (ACIA)

Endereço: Avenida Antônio Zuardi, nº 970, Vila Cambui, Assis (SP) 

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Back to top