Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

DIREITO ELEITORAL

Alunos se destacam em concurso nacional

Leia mais

MAQUETES

Estudantes expõem trabalhos da disciplina

Leia mais

FEMA PARTICIPA

7º Encontro do Dia Mundial da Saúde em Assis

Leia mais

ACÃO SOCIAL

Estudantes visitam o Abrigo a Idosos de Assis

Leia mais

PET-SAÚDE

Inscreva-se já e conquiste a sua bolsa

Leia mais

CERIMÔNIA DO JALECO

T16 do curso celebra a Cerimônia do Jaleco

Leia mais

FEMA + ALEGRIA

Projeto abre novas vagas para estudantes

Leia mais

MEDICINA

Curso se engaja em atividades na comunidade

Leia mais

PARCERIA

FEMA e APM juntas pela formação médica

Leia mais

PUBLICIDADE

Estudantes realizam atividade no Avenida Max

Leia mais

FRAGILIDADE EM IDOSOS

Estudantes promovem ação sobre o tema

Leia mais

dedebancoideiaFEMA em evento sobre recursos hídricos


A professora mestra Elaine Amorim, do curso de Química da FEMA e responsável química pelo Cepeci, participou do 20º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas representando a Fundação

 

 

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

Assessoria de Comunicação FEMA

 

O Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB) de 2018 aconteceu entre os dias 20 e 24 de agosto de 2018, em Florianópolis-SC, e a professora mestra Elaine Amorim, do curso de Química Industrial da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) e também responsável química pelo Centro de Pesquisas de Ciências (Cepeci), participou do evento representando a Instituição. Esse foi o 20º Encontro realizado, portanto foi especial em comemoração e teve como tema “Os Comitês de Bacias Hidrográficas e o Futuro da Água”.

 

O Comitê de Bacias Hidrográficas (CBH) é um colegiado tripartite no qual há representantes da sociedade civil, do poder público municipal e estadual. Esse colegiado gere todo o recurso hídrico de uma bacia, que são várias em território nacional, portanto há diversos colegiados e suas funções são gerenciar os recursos, visando recuperação, preservação e conservação da água. No estado de São Paulo há 21 Comitês, sendo o que abrange a região de Assis é o do CBH Médio Paranapanema e a professora Elaine representa a FEMA nesse Comitê há 15 anos, além também de representar a Fundação no Comitê Federal do Rio Paranapanema.

 

Esse encontro nacional do Comitê de Bacias é muito importante para se discutir a experiência de outros estados e outras bacias. O Comitê é a base de gerenciamento nacional dos recursos hídricos, então tudo o que é feito ou utilizado de uma bacia tem que ter aprovação dele. São essas pessoas que realmente decidem o futuro das águas no nosso país. Foi muito oportuno e proveitoso! Participar desse evento representando a FEMA é muito importante na esfera nacional”, contou Elaine Amorim.

 

O Encontro acontece todos os anos oferecendo palestras e discussões, sendo que nesse 20º evento o objetivo foi por em pauta uma visão comum, o entendimento e mapeamento dos desafios e oportunidades, além da elaboração de soluções em relação ao futuro das bacias, desde a burocracia e partes jurídicas como as infraestruturas, conservação do solo e o uso consciente de cada uma, através de uma Educação Ambiental.

 

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top