• FEMAvestibular
  • estudo-hot-site-bolsas
  • fema-guia-do-estudante-estadao-3b

 vestibular fema 2020

Inscrições Abertas

11 Cursos de Graduação

Prova dia 14/11 às 20h

INSCRICAO 

femaroboticaaaFEMA tem Comitê de Ética em Pesquisas

 

FEMA recebeu autorização pelo Conep para ter seu próprio Comitê de Ética em Pesquisas que envolvem seres humanos, formado por professores capacitados para permitir o desenvolvimento das pesquisas de forma que não firam a dignidade e integridade do participante

 

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

Assessoria de Comunicação FEMA

 

Realizar pesquisas com grupos de pessoas é essencial para saber resultados de como está a situação de alguma empresa ou para completar trabalhos, como Pesquisas de Iniciação Científica (PIC) ou Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Através delas que se obtém dados essenciais para chegar em resultados mais concretos e próximos da realidade, seja qual for o assunto.

 

Para poder seguir com esse tipo de pesquisa é necessário que a proposta seja autorizada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) quando envolve seres humanos. Esse comitê precisa existir nas instituições que realizam tais análises, para que a integridade e dignidade da pessoa que contribui para o desenvolvimento dos trabalhos sejam mantidas dentro dos padrões éticos.

 

Assim, a Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) conseguiu autorização pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para formar seu próprio comitê. A Conep implementa as normas e diretrizes que regulamentam essas pesquisas. Elas podem ser realizadas em trabalhos de qualquer graduação, porém é importante destacar que para cursos da área da saúde a pesquisa envolvendo o ser humano é fundamental, como para Medicina, Enfermagem ou Fisioterapia.

 

Outras Instituições, na cidade e na região, possuem e comitê e adicionado o da FEMA os processos para autorização podem ser muito mais rápidos. Membros que formarão esse conselho de ética já receberam capacitação, realizada por integrantes do CEP da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Assis (SP), e há agora 27 professores preparados para autorizar pela FEMA as realizações das pesquisas.

 

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Back to top