FISIOTERAPIA

Professoras são reconhecidas pelo COFFITO

Leia mais

DIREITO

Estudantes participam de Congresso da OAB

Leia mais

FISIO NO CANADÁ

Fisioterapeuta compartilha sua experiência

Leia mais

GOU FEMA

Conheça o Grupo de Oração Universitário

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realiza quinta edição do encontro

Leia mais

FISIOTERAPIA

Alunos e professora realizam palestra no HRA

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO

Alunos recebem palestra sobre ODS da ONU

Leia mais

DIREITO

Professor participa de Congresso da OAB

Leia mais

FEMA IN TECH

Evento promove inovação e tecnologia

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realizará evento nesta próxima sexta

Leia mais

FEMA ROBÓTICA

FEMA realiza aula inaugural do projeto

Leia mais

HOMENAGEM

Prof. Mary se despede da coordenação

Leia mais

Processo Seletivo SMASLiga do Trauma recebe capacitação em julho


Liga do Trauma, da FEMA, participa de palestra sobre técnicas de abordagem à tentativa de suicídio, ministrada pelo Capitão do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo Diógenes Martins Munhoz

 

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

Assessoria de Comunicação FEMA

 

Alunos do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) assistiram a uma palestra sobre “Abordagem Técnica à Tentativa de Suicídio”. Ela foi ministrada pelo Capitão do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo Diógenes Martins Munhoz e aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Assis (ACIA) no dia 3 de julho de 2018.

 

Os alunos que prestigiaram o evento fazem parte da Liga do Trauma da FEMA, que é um projeto de extensão com o objetivo de desenvolver treinamentos na área de saúde, realizar capacitações e ministrar palestras. O professor Daniel Augusto da Silva acompanhou a palestra feita pelo bombeiro.

 

A palestra realizada por Diógenes aborda as novas técnicas que equipes de resgate do Corpo de Bombeiros usam em situações de risco de suicídio. Ele explicou sobre o tipo de abordagem que deve ser realizada com a pessoa que está em crise, que deve ser de forma empática e humana. O intuito de suas técnicas é tentar mostrar para a pessoa que há outras formas para solucionar seus problemas e como fazer uma intervenção antes de ocorrer o fato.

 

De acordo com a professora mestre Rosângela Gonçalves da Silva, coordenadora do curso de Enfermagem da FEMA, os alunos da Liga do Trauma puderam aprender técnicas efetivas e eficazes para socorrer um paciente após uma tentativa de suicídio, a fim de evitar sequelas mais graves, por conta deste ato brutal contra a própria vida. Os alunos e professores da FEMA estão atentos a este delicado tema.

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) levantou em seu mais recente manual, que o suicídio é a terceira causa de morte que mais acomete jovens, entre 15 e 29 anos. Esses dados confirmam que os profissionais de saúde e toda a sociedade precisam assumir a luta contra o suicídio, afirma a professora Rosângela. “Baseado nesta premissa técnica da OMS, nós temos uma responsabilidade junto à sociedade de reverter essas situações, que acabam sendo um problema de saúde pública”, enfatiza a coordenadora do curso de Enfermagem da FEMA.

   

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top