Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

MEDICINA

FEMA/IMESA realiza III Pré-fórum de Medicina

Leia mais

ESPAÇO ABERTO

FEMA recebe estudantes de escola de Tarumã

Leia mais

VISITA À FEIRA

Estudantes expandem horizontes na FEICON

Leia mais

INSCRIÇÕES ABERTAS

2ª Semana de Engenharia e Arquitetura

Leia mais

SEMANA ACADÊMICA

FEMA realiza a VI Jornada de Fisioterapia

Leia mais

DIREITO ELEITORAL

Alunos se destacam em concurso nacional

Leia mais

MAQUETES

Estudantes expõem trabalhos da disciplina

Leia mais

FEMA PARTICIPA

7º Encontro do Dia Mundial da Saúde em Assis

Leia mais

ACÃO SOCIAL

Estudantes visitam o Abrigo a Idosos de Assis

Leia mais

PET-SAÚDE

Inscreva-se já e conquiste a sua bolsa

Leia mais

CERIMÔNIA DO JALECO

T16 do curso celebra a Cerimônia do Jaleco

Leia mais

Processo Seletivo SMASParceria entre FEMA e Ernani Rodrigues


Parceria permite que alunos realizem o estágio previsto na grade curricular e ganhem experiência ajudando os professores e alunos da escola com monitoria e elaboração de aulas práticas

 

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

Assessoria de Comunicação FEMA

 

O curso de Química Industrial da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) tem parceria com a Escola Estadual Ernani Rodrigues, para que os alunos da graduação possam participar da rotina letiva da escola. É um projeto de estágio que está na grade curricular, sendo uma obrigação desses alunos, a partir da terceira série do curso, ter 400 horas relógio ou 480 horas aula até o final da graduação na quarta série. Esse contato com o colégio é de extrema importância para o currículo do graduando em Química.

 

O estágio é obrigatoriedade da terceira e quarta série e os alunos devem ir às escolas e ter uma participação ativa junto com as crianças e professores. Eles participam desde reuniões com os gestores e professores, como também das aulas teóricas e práticas.

 

É necessário que o aluno graduado em Licenciatura em Química tenha essa experiência para que seja um futuro bom profissional da área. Entrando em contato com o dia-a-dia da escola ele conhece a realidade que enfrentará quando for lecionar. É uma oportunidade de aprender como por em prática o que se aprende na teoria, incorporando uma postura muito mais didática para ser um excelente professor. Mesmo com a preparação dentro da faculdade, a realidade de uma sala com 40 ou mais crianças e adolescentes precisa ser encarada antes da formação.

 

A escola Ernani Rodrigues adota um ensino integral e, assim, possui uma estrutura diferenciada com laboratórios completos, o que permite que o aluno da FEMA possa entrar em contato com toda a rotina. O estágio passa por todas as etapas, ou seja, o graduando estará dentro da sala de aula junto com as turmas, não só observando, mas também participando, oferecendo auxílio para as crianças como mentores, para o conteúdo e exercícios.

 

Eles participam efetivamente das aulas práticas do Ensino Fundamental e Médio, elaborando e executando elas sob orientação do professor do colégio. Isso também melhora a atuação do profissional, já que que ele vê como funciona as aulas em laboratórios, desde a preparação, que precisa ter muita atenção e ser realizada com antecedência, até a aula de fato.

 

É uma exigência do Conselho Estadual de Educação (CEE) que o estágio esteja na grade curricular e o Ernani abriu as portas para a FEMA. É uma parceria na qual todos os lados têm ganho, já que os alunos de Química podem realizar seu estágio e ganhar experiência, os professores do colégio ganham auxílio e as crianças também.

 

Existe o preconceito sobre as matérias como Química, Física e Matemática de serem muitos difíceis para se aprender e a presença do estudante da FEMA pode tornar a matéria mais lúdica”, destaca a professora Mary Leiva de Faria, coordenadora do curso de Química Industrial.

 

CURSO EXPERIMENTAL DE QUÍMICA

A graduação em Química está realizando o 31º Curso de Química Experimental, projeto que traz alunos do 9º ano e Ensino Médio para os laboratórios da FEMA. O curso teve início no dia 7 de maio e termina em 18 de junho, com carga horária de 30 horas e oferecerá certificado. As aulas serão toda segunda-feira, das 19h20 às 22h20.

 

   

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top