FISIOTERAPIA

Professoras são reconhecidas pelo COFFITO

Leia mais

DIREITO

Estudantes participam de Congresso da OAB

Leia mais

FISIO NO CANADÁ

Fisioterapeuta compartilha sua experiência

Leia mais

GOU FEMA

Conheça o Grupo de Oração Universitário

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realiza quinta edição do encontro

Leia mais

FISIOTERAPIA

Alunos e professora realizam palestra no HRA

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO

Alunos recebem palestra sobre ODS da ONU

Leia mais

DIREITO

Professor participa de Congresso da OAB

Leia mais

FEMA IN TECH

Evento promove inovação e tecnologia

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realizará evento nesta próxima sexta

Leia mais

FEMA ROBÓTICA

FEMA realiza aula inaugural do projeto

Leia mais

HOMENAGEM

Prof. Mary se despede da coordenação

Leia mais

Rua ganha nome de ex-presidente da FEMAProcesso Seletivo SMAS


Rua de Assis receberá nome do professor Ulysses Telles Guariba Netto, ex-presidente da FEMA. Projeto de Lei foi apresentado pela vice-diretora da FEMA e vereadora, Elizete Mello da Silva 

 

 

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

Assessoria de Comunicação FEMA

 

A vice-diretora da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) e vereadora, Elizete Mello da Silva, também conhecida como professora Dedé, apresentou um Projeto de Lei para que uma rua na cidade de Assis receba o nome do professor doutor Ulysses Telles Guariba Netto. Ulysses foi ex-presidente da FEMA e faleceu em 7 de fevereiro de 2017. A apresentação do projeto aconteceu no dia 21 de março, na Câmara Municipal e foi aprovado com unanimidade.

 

A disposição é para denominação da Rua “N”, do conjunto habitacional Jardim Nossa Senhora de Fátima. “É uma forma de eternizar o nome do professor e, sobretudo, demonstrar nossa gratidão, saudade e carinho por ele. Ele foi um pensador e grande estrategista político, que não mediu esforços para transformar a FEMA em uma fundação reconhecida em todo o estado de São Paulo”, destacou professora Dedé, com emoção. A proposição já foi transformada em lei, após promulgada e publicada no dia 2 de maio de 2018.

 

Ulysses teve seu primeiro mandato como Presidente da FEMA no final dos anos 90 e com seu espírito inovador e visionário, conseguiu aprovação para cinco novos cursos naquela ocasião, sendo eles: Ciência da Computação, Direito, Administração, Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo e Química Industrial. Finalizou seu mandato em 2000 deixando a Instituição consolidada e reconhecida na região e retornou em 2012 com o pleito para trazer o curso de Medicina para a FEMA. O que parecia ser um sonho se tornou realidade em 2015, pelas mãos do professor. Ele conseguiu colaboração de todos para essa nova fase, como médicos e vereadores, prefeitos do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP) e Conselho Estadual da Educação (CEE), que autorizou o início do curso.

 

O professor foi membro do CEE, órgão que estabelece regras para todas as escolas das redes estaduais, municipais e particulares, desde educação infantil até Ensino Médio e profissional, além de orientação para instituições de ensino superior públicas do Estado e credenciação de cursos. Atuou na área da educação por mais de 30 anos, sendo professor doutor na Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual Paulista (Unesp), na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, onde ajudou a instalar o Curso de Filosofia, transferido em 1976 para Unesp – Marília.

 

Ulysses teve intensa participação nos episódios que envolveram a violação dos Direitos Humanos, na Unesp, durante a Ditadura Militar, de 1964 a 1985. Possui extenso currículo com graduação na USP, em Filosofia, e na Université de Provence, na França, em Estudos Políticos. Pós-graduação em história pela mesma universidade francesa já citada e doutor em História pela Unesp. Tem cursos de extensão universitária e bolsas para estudo no exterior. Ministrou cursos de especialização e pós-graduações e teve participação em inúmeras palestras, conferências, mesas redondas, debates, simpósios e reuniões científicas, como também realizou muitas atividades administrativas no Ensino Superior. Publicou trabalhos, artigos, livros e participou de sociedades científicas e culturais.

 

Queremos homenagear um grande homem, que muito contribuiu para o desenvolvimento de nossa cidade e por isso apresentei a comunidade Assisense esse projeto de lei, que agora já é realidade, para simbolizarmos nossa gratidão por toda a luta levantada pelo professor”, completa Dedé. Ulysses deixou grande saudade no coração de seus familiares, amigos e pessoas que tiveram o privilégio de com ele conviver.

 

   

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top