Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

MEDICINA

FEMA/IMESA realiza III Pré-fórum de Medicina

Leia mais

ESPAÇO ABERTO

FEMA recebe estudantes de escola de Tarumã

Leia mais

VISITA À FEIRA

Estudantes expandem horizontes na FEICON

Leia mais

INSCRIÇÕES ABERTAS

2ª Semana de Engenharia e Arquitetura

Leia mais

SEMANA ACADÊMICA

FEMA realiza a VI Jornada de Fisioterapia

Leia mais

DIREITO ELEITORAL

Alunos se destacam em concurso nacional

Leia mais

MAQUETES

Estudantes expõem trabalhos da disciplina

Leia mais

FEMA PARTICIPA

7º Encontro do Dia Mundial da Saúde em Assis

Leia mais

ACÃO SOCIAL

Estudantes visitam o Abrigo a Idosos de Assis

Leia mais

PET-SAÚDE

Inscreva-se já e conquiste a sua bolsa

Leia mais

CERIMÔNIA DO JALECO

T16 do curso celebra a Cerimônia do Jaleco

Leia mais

semacom32018SEMACOM discute sobre Oeste Paulista


Semana de Comunicação da FEMA abordou a qualidade da comunicação produzida no interior 

 

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

Assessoria de Comunicação FEMA

 

Anualmente, a Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) proporciona para cada curso uma semana de palestras e oficinas com convidados especiais, trazendo conteúdo e experiência para os alunos. O curso de Publicidade e Propaganda iniciou as semanas acadêmicas de 2018 com a Semana da Comunicação (SEMACOM). O tema discutido foi “Representatividade da Comunicação do Oeste Paulista”. A SEMACOM 2018 reuniu os melhores profissionais da propaganda, da comunicação e do audiovisual do Oeste Paulista. O objetivo, como destacou a professora doutora Ana Luisa Antunes Dias, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, foi “despertar em nossos alunos um sentimento de pertencimento e também de orgulho, por viver, estudar e trabalhar no interior”. A Semana aconteceu entre os dias 16 e 20 de abril, no anfiteatro e nos laboratórios da FEMA.

 

O evento alcançou as altas expectativas, não só com as palestras e minicursos, mas também com os trabalhos expostos pelos alunos. Cada ano da graduação é encarregado de apresentar um formato de propaganda, desde cartazes até marketing de guerrilha, com apoio dos professores do curso. Ao final da semana os vencedores são premiados. Como critério de avaliação e diretriz pedagógica, todos os grupos devem seguir o eixo central do evento, a valorização do interior.

 

A abertura da semana, que teve seu pontapé inicial dado pela professora Ana Luisa, foi com Léo Spigariol, que tirou aplausos dos alunos e professores com a palestra “A Fábrica do Impossível”. Léo foi sócio-fundador do escritório paulistano Laika Design e teve clientes como Pernambucanas, Suzano, Cielo, Coca-cola e outros. É fundador da De Cabrón Chillis, indústria de molhos picantes que é referência no mercado premium. Também foram apresentadas as ações de Marketing de Guerrilha, do terceiro ano do curso, quando cada grupo montou um estande temático que teve como objetivo chamar atenção e interagir com o público.

 

No segundo dia, Glauciana Nunes ministrou o minicurso “Redes Sociais na Prática”. Ofereceu aos alunos um panorama geral do cenário das novas mídias, além de falar sobre o passo a passo da concepção à gestão de campanhas digitais. Toda a carreira de Glauciana é voltada para Internet e Mídias sociais. Já trabalhou com grandes agências do país, clientes no virtual e com blog. Atualmente, dentre outras atuações, é Assessora de Comunicação da FEMA. William Marques ofereceu o minicurso sobre os desafios do “Publicitário no Varejo”. William tem 6 anos de experiência com produção audiovisual e atualmente é Analista de Marketing do Grupo Mello. No saguão do anfiteatro, alunos do primeiro ano de Publicidade apresentaram camisetas temáticas.

 

Na quarta-feira, 18 de abril, Glauciana Nunes e o professor de Publicidade e Propaganda Marcus Gil mediaram a mesa redonda “A Expressividade da Economia e da Comunicação Criativa no Oeste Paulista”. Os convidados especiais foram Eddie Silva, da NovaMCP, e Milton Calesco e Guilherme Xavier, da Oeste Cinema. Os convidados apresentaram seus incríveis trabalhos com audiovisual feitos para empresas regionais e outras, além de conversarem sobre suas experiências desde o início da carreira até o momento atual. O que todos tinham em comum: saíram do interior para buscar oportunidades em grandes cidades, porém retornaram e encontraram sucesso no Oeste Paulista, produzindo com qualidade e conteúdo. Para finalizar as apresentações dos trabalhos dos alunos, os cartazes do segundo ano foram expostos no saguão e os vídeos, dos alunos do quarto ano, exibidos antes da mesa redonda.

 

No dia 19 de abril, mais dois minicursos foram oferecidos para fechar a programação com os convidados. Carmem Portilho apresentou o “Não é só uma ‘Fotinha’” e ensinou a produção de culinária e objetos para fotos e vídeos publicitários. Carmem é professora do curso de Fotografia da FEMA e tem experiência com fotografia de eventos, retratos, still e produção de culinária para foto e vídeo. Guilherme Xavier, da Oeste Cinema, também marcou presença novamente com o minicurso “O Velho Oeste e o Mundo”. Em sua oficina trouxe uma conversa sobre a construção de um audiovisual interiorano “glocal”.

 

A SEMACOM foi encerrada na sexta-feira, 20 de abril, com a premiação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Foram escolhidos primeiro, segundo e terceiro lugar para cada ano da graduação e os primeiros colocados foram premiados com vouchers do Smiths Bar e Hippo Grill.

 

Do 1º ano os alunos Pedro Garcia, João Marcos, João Lucas, Rafael Lima, Juliana, Maria Gabriela, Leonardo Doná, Leonardo Vilela e Gustavo Aparecido criaram a camiseta vencedora.

 

Em primeiro lugar, do 2º ano, ficaram os alunos Gabriel Roberto Alves, Vitor Henrique Martins, Miguel Ramsauer, Samuel Santos e Edson Ferreira Junior. O projeto foi o cartaz.

 

No 3º ano, com as ações de Marketing de Guerrilha, o grupo de Bárbara Brauner, Eloize Souza, Letícia Melo e Bruna Fernandes conquistou o primeiro lugar.

 

E por último, no 4º ano, com produção de vídeo, houve empate e dois grupos compartilharam do prêmio, sendo os alunos vencedores Ana Eliza Martins, Gabriel Henrique Garrafa e Huda Pâmela Vieira, e o segundo grupo com Fernanda Scudeller, Bruno Akio, Gabriel Samezima, João Henrique Coelho e Gabriel Dorini.

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top